Águias emitiram comunicado bastante duro para com Jorge Fernandes
Em comunicado, o Benfica já reagiu a mais uma polémica no judo, depois da revelação por parte de Telma Monteiro de que Ana Hormigo tinha sido despedida da Federação (FPJ) e da posterior reação dura do seu presidente, Jorge Fernandes. Na sua nota, os encarnados deixam claro que a modalidade "precisa, com urgência, de disponibilidade honesta para o diálogo e foco na busca de solução para uma crise que se agrava a cada dia que passa", acusando o líder federativo de "colocar o ego acima dos interesses da modalidade e do País".
No mesmo comunicado, as águias mostram a sua solidariedade para com Ana Hormigo e asseguram manter confiança total nos seus judocas, que diz estarem a ser "desrespeitados nesta relação com o presidente da FPJ". Ainda sobre o líder da Federação, o clube da Luz diz mesmo que este "não é solução para o futuro".
Relacionadas
Leia o comunicado do Benfica:
"O Judo nacional precisa, com urgência, de disponibilidade honesta para o diálogo e foco na busca de solução para uma crise que se agrava a cada dia que passa, porque uma das partes – o presidente da Federação Portuguesa de Judo – teima em colocar o ego acima dos interesses da modalidade e do País.
Assistimos a um processo que está no limiar da rutura com capítulos lamentáveis: uma constante ameaça e pressão do senhor Jorge Fernandes a um núcleo de atletas olímpicos portugueses; a recusa perante sucessivas tentativas de consenso, inclusivamente aquelas que chegam do Comité Olímpico de Portugal e de diversas entidades estatais; uma insidiosa vontade em responsabilizar o Sport Lisboa e Benfica pela situação insustentável que o próprio presidente da federação criou na modalidade.
O Sport Lisboa e Benfica manifesta total solidariedade para com Ana Hormigo, selecionadora nacional e treinadora do Clube, pessoa de elevada competência e experiência.
O Sport Lisboa e Benfica mantém confiança total nos seus judocas olímpicos, desrespeitados nesta relação com o presidente da FPJ, com particular destaque para Telma Monteiro, nome ímpar do Judo em Portugal.
Já todos puderam comprovar que há uma total ausência de estratégia para garantir uma preparação olímpica que permita a todos os atletas – os do Benfica, bem como os dos outros clubes – alcançar o seu potencial desportivo e dignificar a bandeira de Portugal. Nem plano, nem diálogo. Nada!
O Sport Lisboa e Benfica continuará a investir na modalidade e no seu Projeto Olímpico, com a certeza, porém, de que este presidente da Federação Portuguesa de Judo não é solução para o futuro."
Olímpica portuguesa festeja em -78 kg
Judoca portuguesa perdeu com a israelita Tamar Malca por waza-ari
Decisão inédita desde o início da invasão da Rússia ao território da Ucrânia, que começou em 2022
Judoca deu boleia a Record e passou com distinção
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom