Iniciativa surge como homenagem à judoca que conquistou uma medalha de bronze em Paris'2024
A Câmara Municipal de Tomar deliberou esta segunda-feira, por unanimidade, atribuir o nome da judoca olímpica Patrícia Sampaio, medalha de bronze em Paris'2024, ao até agora designado por Pavilhão Municipal Cidade de Tomar.
"A iniciativa surge como homenagem à judoca, que conseguiu o maior feito de sempre do desporto tomarense, ao conquistar a medalha de bronze na categoria -78 kg dos Jogos Olímpicos Paris'2024", refere na rede social Facebook a autarquia.
O município já tinha homenageado a atleta com a atribuição da Medalha Municipal de Valor Desportivo, em 2019, e a Medalha de Honra do Município, em 2020, sendo até hoje a única personalidade duas vezes distinguida nas cerimónias comemorativas do Dia de Tomar.
Nascida nesta cidade em 1999, Patrícia Sampaio desde cedo descobriu no judo o grande objetivo da sua vida, à medida que acompanhava o percurso do irmão mais velho, Igor, que era atleta na Sociedade Filarmónica Gualdim Pais e seu treinador atual.
Enquanto júnior, Patrícia Sampaio foi bicampeã europeia e medalha de bronze nos mundiais e conquistaria igualmente o título europeu de sub-23.
A pandemia e algumas lesões tornaram mais difícil o seu percurso nos anos em que iniciou a carreira sénior, mas, mesmo assim, foi uma das representantes portuguesas nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 (disputados em 2021 devido à covid-19).
Resiliente e determinada, regressou aos Jogos em 2024, em Paris, com uma vontade de vencer que só esbarrou naquela que viria a ser a campeã olímpica, a italiana Alice Bellandi, e foi porta-estandarte de Portugal na cerimónia de encerramento.
Triunfo na final frente à Académica por 3-0 em prova realizada em Aveiro
Leões ganham pela 12.ª vez em 13 edições na prova disputada na Universidade de Aveiro
Chisinau, na Moldávia, recebe a competição nos dias 31 de outubro e a 1 de novembor
Diogo Brites (+100 kg) também subiu ao pódio, com uma medalha de bronze
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus