João Fernando, que se estreou nos Jogos Olímpicos, em Paris’2024, iniciou o novo ciclo em alta, ao conquistar este domingo, no Multiusos de Odivelas, o título nacional absoluto, batendo na final Lucas Lacerda, companheiro no Sporting, por ippon.
O olímpico, de 26 anos, tinha na véspera carimbado o seu quarto título individual nos 81 kg. Também Joana Crisóstomo (Lusófona), campeã na véspera a 70 kg, arrecadou o absoluto feminino.
Já a olímpica da Académica de Coimbra, Catarina Costa (48 kg), sagrou-se campeã nacional pela terceira vez, como em 2020 e 2021, na sua quinta final, onde também esteve em 2014 e 2017. A 5ª em Tóquio’2020 superou por ippon Beatriz Carinhas e Mariana Pereira (2ª).
Destaque ainda para Maria Silveira (Algés e Dafundo) no seu primeiro título sénior a 57 kg, com apenas 18 anos. Já a companheira de clube, Raquel Brito, repetiu o ouro como em 2019 e 2022, desta vez nos 52 kg.
Nas categorias mais leves masculinas, a Académica de Coimbra dominou, com ouro para Francisco Mendes (60 kg) e Miguel Gago (66 kg), tricampeão nacional.
Olímpica conquistou a medalha de prata no Grand Slam de Tóquio no domingo
Judoca portuguesa perde na final com a japonesa Kurena Ikeda
Encontra a japonesa Reina Tanaka na 2.ª ronda dos 78 kg com caminho aberto até à meia-final
Olímpica portuguesa festeja em -78 kg
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam