Judoca anunciou hoje o final de carreira
O canoísta medalhado olímpico Fernando Pimenta destacou esta segunda-feira o caráter da judoca Telma Monteiro, que anunciou o fim da carreira, recordando-a como uma desportista com "brilho, garra e ambição".
"Como todos, tiveste grandes batalhas, grandes lutas em que numa grande maioria saíste a vencer. Tiveste momentos e resultados menos bons, que não apagaram o teu brilho, garra e ambição", sintetizou o limiano, numa mensagem publicada nas redes sociais.
Relacionadas
Telma Monteiro comunicou o termo da carreira, aos 38 anos, depois de um percurso de mais de duas décadas ao mais alto nível e durante o qual sobressaiu a medalha de bronze nos Jogos Olímpicos Rio2016.
Fernando Pimenta elogiou a "carreira nobre, bonita e única" da judoca, sublinhando igualmente tudo o que conseguiu fora do tatâmi.
"Conquistaste mais do que é visível, mais do que medalhas. Conquistaste as pessoas, fizeste mostrar a muitos miúdos e graúdos que, com trabalho, tudo é possível", destacou.
Telma Monteiro, que se iniciou tardiamente no judo, aos 14 anos, representou o Benfica durante 17 épocas, numa modalidade na qual competiu ao longo de 24 anos.
"Todos nós sabemos que as nossas carreiras um dia têm um fim. Tentamos, muitos de nós, adiar ao máximo para conquistar mais, para sentir a adrenalina das competições, para deixar os portugueses orgulhosos das nossas conquistas e para uma 'última conquista'. É viciante, eu sei!", disse o canoísta.
Num "humilde e sincero tributo", Pimenta promete não esquecer o lema da também benfiquista, "na vida com garra", agradecendo o que esta deu a Portugal e ao desporto nacional.
Fernando Pimenta ilustra a publicação nas redes sociais com uma foto abraçado a posar com Telma Monteiro, após o canoísta ter conquistado a medalha de prata em Londres2012, em K1 1.000 metros, com Emanuel Silva.
Formada em Educação Física e com pós-graduação em gestão, Telma Monteiro já foi anunciada como futura coordenadora da modalidade no Benfica.
Triunfo na final frente à Académica por 3-0 em prova realizada em Aveiro
Leões ganham pela 12.ª vez em 13 edições na prova disputada na Universidade de Aveiro
Chisinau, na Moldávia, recebe a competição nos dias 31 de outubro e a 1 de novembor
Diogo Brites (+100 kg) também subiu ao pódio, com uma medalha de bronze
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Luís Godinho (AF Évora) e Catarina Campos (AF Lisboa) foram os árbitros galardoados
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus