Perde na luta pela medalha com Ai Tsunoda, que já tinha eliminado Taís Pina nas eliminatórias (70 kg)
Joana Crisóstomo alcançou esta sexta-feira o seu melhor resultado internacional de sempre, ao ser 5.ª classificada (70 kg) no Europeu de Zagreb, Croácia.
A judoca da Lusófona, de 22 anos, realizou uma prova irrepreensível, apesar de ocupar posição modesta no ranking mundial (52.ª), superando nas eliminatórias duas adversárias mais cotadas, a bósnia Aleksandra Samardzic (32.ª), com imobilização após um primeiro wazari e com a belga Gabriela Willems (31.ª), com ippon.
A esperança olímpica para Los Angeles'2024 não conseguiu atingir a meia-final, mas apresentou forte oposição perante a alemã Miriam Butkereit (6.ª), vencendo a portuguesa por wazari, já no Golden Score, após 7.15 minutos de luta.
Joana voltou a vencer na repescagem a italiana Irene Pedrotti (35.ª), por ippon, mas na luta pelo bronze encontrou a espanhola Ai Tsunoda, filha de Go Tsunoda (antigo selecionador nacional, treinador de Telma Monteiro e do Benfica), que se apresentou muito forte, tendo também eliminado (ippon) Taís Pina (Algés e Dafundo) logo no 1.º combate.
Ainda na jornada de ontem, esperava-se mais de Portugal nos 81 kg, pois João Fernando (Sporting), que está nos lugares de qualificação para Paris'2024, precisava de pontos no ranking mas não foi além do 17.º posto, com uma vitória, enquanto o olímpico Anri Egutidze (Benfica), também com um triunfo foi 9.º
Nos 73 kg, Otari Kvantidze (Sporting) surpreendeu, classificando-se em 9.º lugar, sendo apenas eliminado pelo azeri Hidayat Heydarov (1.º), que viria a sagra-se tetracampeão europeu. Kvantidze (95.º do ranking mundial) venceu o francês Orlando Carzola (59.º) e o espanhol Jorge Cano (34.º), ambos por ippon, e perdeu nos oitavos de final com Heydarov, com uma imobilização do azeri a 20 segundos do final dos quatro minutos.
Na mesma categoria, Thelmo Gomes (Benfica) caiu na 1.ª ronda frente ao romeno Alexandru Raicu.
No terceiro dia de competição (este sábado), e último a nível individual, a Seleção terá três olímpicos em ação: Patrícia Sampaio (78 kg), Rochele Nunes (+78 kg) e Jorge Fonseca (100 kg).
Na quinta-feira, no primeiro dia, com seis judocas em ação, Catarina Costa garantiu a 42.ª medalha de Portugal na história dos Europeus, ao ser bronze (48 kg), enquanto Telma Monteiro foi 7.ª (57 kg).
Olímpica conquistou a medalha de prata no Grand Slam de Tóquio no domingo
Judoca portuguesa perde na final com a japonesa Kurena Ikeda
Encontra a japonesa Reina Tanaka na 2.ª ronda dos 78 kg com caminho aberto até à meia-final
Olímpica portuguesa festeja em -78 kg
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo