Governante procura uma plataforma de entendimento entre as partes tendo em conta a "salvaguarda da preparação olímpica Paris24"
O secretário de Estado da Juventude e Desporto informou esta sexta-feira, que vai reunir-se com os judocas, com o presidente da Federação de Judo e com o presidente do Comité Olímpico de Portugal, no sentido do "diálogo" na modalidade.
"Eu e o Presidente do Comité Olímpico de Portugal [José Manuel Constantino] iremos reunir na próxima terça-feira à tarde com o Presidente da FP Judo e o grupo de judocas que subscreveu a carta aberta. Procuramos mais um momento de diálogo, tendo em vista a salvaguarda da preparação olímpica Paris24", disse João Paulo Correia na rede Twitter.
Relacionadas
O governante procura uma plataforma de entendimento entre as partes, depois de na quinta-feira sete judocas olímpicos terem feito duras críticas ao presidente da Federação, Jorge Fernandes, desde o local da preparação, em Coimbra, até acusações de comportamentos incorretos com os atletas.
Numa carta aberta, Telma Monteiro, Bárbara Timo, Rochele Nunes, Patrícia Sampaio, Catarina Costa, Anri Egutidze e Rodrigo Lopes pediram a intervenção da tutela, acusando Jorge Fernandes de opressão.
"Escrevemos esta carta para que as entidades que regem o desporto no nosso país nos ajudem a chegar a uma solução, caso contrário não vemos condições para continuar a fazer face às exigências da alta competição e do apuramento olímpico", indicaram os sete judocas no final de um documento de sete páginas, acrescentando que tomavam a iniciativa "pelos melhores interesses da modalidade".
Mais tarde, também na quinta-feira, o presidente da Federação de Judo, Jorge Fernandes, em declarações à agência Lusa, rejeitou todas as acusações e disse, em relação ao local de estágios, contestado pelos atletas, que as "normas são para se cumprir".
Jorge Fernandes considerou que existem atletas a serem "manobrados", assinalando que cinco judocas são de um clube, o Benfica, e que Catarina Costa e Patrícia Sampaio não, tratando-se de um grupo que "não é representativo" de um problema no judo nacional.
"As seleções nacionais não são compostas só por estes atletas, mas por muitos mais", frisou.
Na mesma quinta-feira, o secretário de Estado João Paulo Correia, disse, igualmente à Lusa, acompanhar "com preocupação" o conflito entre judocas e a federação, mas que pretendia promover o diálogo entre as partes e salvaguardar a preparação olímpica da modalidade.
Catarina Costa luta em Lima, e João Fernando e Bárbara Timo em Málaga
Competição inicia-se esta quinta-feira em Bratislava (Eslováquia)
Judoca portuguesa conquistou no domingo o ouro no Grand Slam de Ulan Bator
É o segundo ouro conquistado pela judoca portuguesa em Grand Slams na carreira
Ivan Klasnic, atualmente com 45 anos, já foi submetido a três transplantes de rins
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Histórico treinador de 69 anos travava uma batalha contra o cancro da próstata