Judoca português nunca tinha participado em Campeonatos do Mundo
Miguel Gago (-66 kg) vai estrear-se este sábado em Campeonatos do Mundo de judo, em Budapeste, onde vai ser o segundo português a competir, numa categoria em que lutará com o norte-americano Ari Berliner.
Apesar de partir detrás, como 81.º do mundo e 42.º entre os 50 inscritos neste peso leve, o judoca da Académica, terá pela frente um adversário da mesma zona da hierarquia mundial, com Berliner a ser 86.º e 43.º entre os presentes.
Gago vai encontrar na primeira eliminatória um oponente com quem nunca lutou, num combate que vai ser o quarto previsto para o tatami 1 da László Papp Arena, onde as eliminatórias têm início às 11H locais (10 em Lisboa).
O judoca português, de 21 anos, que procura resultados que lhe permitam entrar no projeto olímpico para Los Angeles 2028, chega a estes Mundiais depois de ter sido medalha de prata no Open Europeu de Benidorm, em maio.
Os critérios de entrada nos Mundiais obrigam a que o judoca integre o top 100 da categoria, mas também podem, adicionalmente, requerer resultados: pelo menos até ao quinto lugar num Open ou sétimo num Grand Slam ou Grand Prix.
Portugal, que chegou a estar suspenso nas últimas semanas pela Federação Internacional, devido a uma dívida ao organismo, compete nos Mundiais com sete judocas, já autorizados a lutarem com as insígnias lusas.
Miguel Gago entra em ação depois de Catarina Costa, eliminada na sexta-feira no seu primeiro combate de -48 kg.
Nos próximos dias será a vez de Otari Kvantidze (-73 kg, no domingo), João Fernando (-81 kg, na segunda-feira), Taís Pina (-70 kg, na terça-feira) e Patrícia Sampaio (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), ambos na quarta-feira.
Competição inicia-se esta quinta-feira em Bratislava (Eslováquia)
Judoca portuguesa conquistou no domingo o ouro no Grand Slam de Ulan Bator
É o segundo ouro conquistado pela judoca portuguesa em Grand Slams na carreira
Portuguesa derrotada frente à japonesa Utana Terada
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma