Pedro Dias estará em Budapeste para ver Patrícia Sampaio e Jorge Fonseca em ação
O secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, estará na quarta-feira em Budapeste, onde assistirá à participação de Patrícia Sampaio (-78 kg) e Jorge Fonseca (-100 kg), informou hoje fonte do gabinete.
Pedro Dias, que foi reconduzido na pasta do Desporto, no novo governo de Luís Montenegro, acompanhará os últimos lusos nos Mundiais, depois de momentos difíceis no judo português, suspenso em maio pela Federação Internacional (FIJ).
A Federação Portuguesa de Judo (FPJ) foi suspensa pela FIJ em 27 de maio, devido a uma dívida de 800.000 euros ao organismo respeitante às organizações dos Grand Prix de 2023 e 2024, e dos Mundiais de juniores em 2023.
Um cenário que deixava os sete judocas lusos impedidos de participarem nos Mundiais sob bandeira portuguesa, mas com a possibilidade de competirem com as insígnias da FIJ, à semelhança do que acontece com russos e bielorrussos.
A situação acabou por ser mediada pelo presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP), Fernando Gomes, em reunião mantida em Budapeste em 04 de junho com o presidente da FIJ, Marius Vizer, o presidente da FPJ, Sérgio Pina, e o presidente da Liga Europeia de Natação (LEN), António Silva.
Nesse contexto, a FPJ avançou com uma parte da verba em dívida, levando a federação internacional a levantar a suspensão, o que permitiu que os judocas portugueses pudessem competir na capital húngara com estatuto nacional.
No último dia dos portugueses, Pedro Dias deverá acompanhar os combates da campeã europeia em título, Patrícia Sampaio, e do bicampeão mundial em 2019 e 2021, Jorge Fonseca, os derradeiros trunfos na competição.
Pela Lászlo Papp Arena já passaram, desde sexta-feira, cinco judocas lusos: Catarina Costa (-48 kg) e Miguel Gago (-66 kg), eliminados no primeiro combate, Otari Kvantidze (-73 kg), sétimo, e João Fernando (-81 kg) e Taís Pina (-70 kg), nonos.
Competição inicia-se esta quinta-feira em Bratislava (Eslováquia)
Judoca portuguesa conquistou no domingo o ouro no Grand Slam de Ulan Bator
É o segundo ouro conquistado pela judoca portuguesa em Grand Slams na carreira
Portuguesa derrotada frente à japonesa Utana Terada
Alemão, de 58 anos, ruma ao futebol japonês mas para assumir funções diferentes das de... treinador
Aumenta o tom das críticas ao treinador português em Inglaterra
Antigo técnico alemão diz-se bem na reforma
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal