Costa Matos conseguiria o feito de estar presente em Tóquio'1964 e de ser, inclusivamente, o porta-estandarte da delegação de Portugal nesses Jogos Olímpicos...
Os Açores têm tradição no judo. Tudo começou em 1962, na ilha de São Miguel, quando o açoriano Fernando Costa Matos introduziu a modalidade no arquipélago, difundindo os ensinamentos do japonês Kiyoshi Kobayashi, o pai do judo em Portugal, depois de visitar o país em 1958.
Costa Matos conseguiria o feito de estar presente em Tóquio’1964 e de ser, inclusivamente, o porta-estandarte da delegação de Portugal nesses Jogos Olímpicos.
Ojudo voltaria a ganhar novo impulso nos Açores através do japonês Masatoshi Ohi, que se fixou em São Miguel, a partir de 1968, divulgando uma modalidade que viria a dar a maioria dos títulos desportivos às remotas ilhas do Atlântico. O judo conseguiria, desde então, 182 títulos para a Zona Açores, a terceira potência, depois de Lisboa e Coimbra.
Jorge Batista, treinador do Judo Clube de Ponta Delgada, queixa-se, no entanto, de discriminação:“Até há pouco tempo, um atleta açoriano que fosse convocado para um estágio no continente, tinha de pagar as viagens do seu bolso. O nosso ‘autocarro’ é muito caro, pelo que tem havido pouco investimento.”
CAR vai ser uma realidade
A ilha de São Jorge vai ter um Centro de Alto Rendimento (CAR) dedicado ao judo, com um orçamento de 750 mil euros. Vítor Soares, técnico do clube local, deseja que a infraestrutura – deverá estar pronta dentro de um ano –, sirva para um maior intercâmbio entre os judocas açorianos e o exterior:“OMunicípio de Velas recorreu a fundos comunitários e o projeto está quase em fase de execução. É importante a iniciativa, para promover o turismo desportivo, recebendo delegações nacionais e internacionais. OCAR vai ter um tapete, salas de musculação, lazer, formação e medicina desportiva.”
Competição inicia-se esta quinta-feira em Bratislava (Eslováquia)
Judoca portuguesa conquistou no domingo o ouro no Grand Slam de Ulan Bator
É o segundo ouro conquistado pela judoca portuguesa em Grand Slams na carreira
Portuguesa derrotada frente à japonesa Utana Terada
Mensagem em vídeo de pouco mais de um minuto publicado no Instagram
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele
Luca Zidane vai representar país dos avós