Fruto dos triunfos da favorita Diyora Keldiyorova em -52kg e também de Dilshodbek Baratov em -60kg masculinos
O Uzbequistão conquistou esta sexta-feira duas medalhas de ouro no primeiro dia do Grand Prix de Portugal de judo, com os triunfos da favorita Diyora Keldiyorova em -52kg e também de Dilshodbek Baratov em -60kg masculinos.
No Pavilhão Multiusos de Odivelas, que recebe a terceira edição do Grand Prix, após dois anos em Almada, as cinco categorias de peso mais leve entraram em ação no dia inaugural, que não contou com a presença de nenhum português no bloco de finais.
Nos -60kg masculinos, o uzbeque Dilshodbek Baratov (17.º do ranking mundial), que foi o 'carrasco' do luso Emerson Silva na segunda ronda da competição, conquistou a medalha de ouro numa final perante o brasileiro Michel Augusto (46.º), por waza-ari, arrecadando os bronzes Turan Bayramov, do Azerbaijão, e Yung Wei Yang, de Taiwan.
Já na vertente feminina dos -52kg, Diyora Keldiyorova, a mais bem cotada do ranking, ao ocupar o terceiro posto, superou na final a húngara Reka Pupp, sexta do mundo e que tinha batido Maria Siderot na segunda ronda. Com as medalhas de bronze ficaram a alemã Mascha Ballhaus e a russa Glafira Borisova, que compete sob bandeira neutra.
Yago Abuladze (51.º), também ele russo a competir sob bandeira neutra, venceu a final dos -66kg masculinos contra o azeri Yashar Najafov, nono da hierarquia e que eliminou Miguel Gago na terceira ronda, ao passo que os bronzes foram entregues ao japonês Shinsei Hattori e ao azeri Kamran Suleymanov, que derrotou Alexandre Bucur, a abrir.
Nos-48kg femininos, o combate decisivo foi entre duas judocas japonesas, com Hikari Yoshioka (35.ª) a vencer o ouro diante de Kano Miyaki (33.ª). Nos combates do bronze, subiram ao pódio a cazaque Abiba Abuzhakynova e a mongol Narantsetseg Ganbaatar.
A categoria de -57kg concluiu o dia e a vencedora foi a sul-coreana Mimi Huh, sexta do ranking, que superou na final Daria Kurbonmamadova (26.ª), russa, mas sob bandeira neutra, com os bronzes a irem para a alemã Seija Ballhaus e a japonesa Ayami Takano.
Em relação aos portugueses em prova, Miguel Gago alcançou a terceira ronda e fechou a participação no nono lugar, com Emerson Silva e Maria Siderot a despedirem-se na segunda ronda. Rodrigo Lopes, Teresa Trindade, Mafalda Ezequiel, Francisco Bastos, João Martins e Alexandre Bucur não conseguiram superar a primeira ronda das provas.
O Grand Prix de Portugal abre anualmente o calendário internacional e pontua para os Jogos Olímpicos Paris2024, decorrendo entre hoje e domingo no Pavilhão Multiusos de Odivelas, onde são esperados 624 judocas de 90 países, de acordo com a organização.
Na última edição, que decorreu em Almada, Portugal conquistou três medalhas - duas de ouro, por Bárbara Timo (-63kg) e Patrícia Sampaio (-78kg), e uma de prata, através de Rochele Nunes (+78kg) -, que se juntam às quatro arrebatadas na edição inaugural.
Competição inicia-se esta quinta-feira em Bratislava (Eslováquia)
Judoca portuguesa conquistou no domingo o ouro no Grand Slam de Ulan Bator
É o segundo ouro conquistado pela judoca portuguesa em Grand Slams na carreira
Portuguesa derrotada frente à japonesa Utana Terada
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português