Chuck Liddell, o homem de gelo

Chuck Liddell, o homem de gelo
Chuck Liddell, o homem de gelo


Nome: Chuck Liddell

Alcunha: The Iceman

Registo: 21V-6D-0E

Altura: 1,88m

Peso: 93kg

Nascimento: 17 Dezembro 1969

Origem: Califórnia, EUA


Se hoje as MMA são uma modalidade que move milhões de dólares em todo o mundo, ameaçando mesmo vir a destronar o boxe como principal desporto de combate a nível mundial, então os fãs podem estar gratos a Chuck Liddell. O lutador da Califórnia, actualmente a poucos meses de completar 40 anos, foi juntamente com Tito Ortiz e Randy Couture um dos principais responsáveis por elevar as artes marciais mistas ao mainstream norte-americano. Se pensarmos que há pouco mais de dez anos John McCain apelidava as MMA de "lutas de galos, mas com seres humanos", podemos ter uma ideia do quanto significou haver um lutador, no caso concreto Liddell, a aparecer regularmente em filmes, talk shows, programas de desporto e até vídeos de música.


Chuck Liddell teve o seu primeiro combate em MMA no evento UFC 17, já no ano de 1998, estreando-se com uma vitória. Nas lutas seguintes Liddell foi granjeando fama como um striker de eleição, dono de uma capacidade desconcertante para anular takedowns. Em cinco anos Liddell acumulou 12 vitórias e 1 derrota (no seu terceiro combate, contra Jeremy Horn), chegando a 2003 como o principal candidato ao título de pesos meio-pesados, na posse de Tito Ortiz. Na impossibilidade de emparelhar Liddell e Ortiz, por questões de calendário invocadas por este último, a UFC decidiu colocar Liddell e Randy Couture a disputarem o título interino da categoria. O evento escolhido foi o UFC 43, com o "The Natural" a sair vitorioso no terceiro assalto.


De seguida Liddell participou no torneio de pesos meio-pesados do Pride FC, na qualidade de representante oficial da UFC. No confronto inaugural o "Iceman" venceu Alistair Overeem por KO logo no primeiro assalto, porém na ronda seguinte voltou a sentir o gosto amargo da derrota, desta feita às mãos de Quinton "Rampage" Jackson.


Chuck Liddell regressou então à UFC, onde finalmente pôde enfrentar (e vencer) Tito Ortiz. Mas o melhor viria logo a seguir, quando Liddell vingou a derrota contra Randy Couture e com isso se tornou o campeão de pesos meio-pesados da UFC. Eram tempos doces para Liddell, que no combate seguinte pôde vingar justamente a primeira derrota da sua carreira, ao vencer Jeremy Horn por TKO. Liddell voltou ainda a enfrentar e a vencer Couture e Tito Ortiz, cimentando a sua posição como um dos mais populares lutadores de sempre na UFC.


Contudo, os anos mais recentes não têm dado ao "Iceman" grandes motivos para sorrir. A falência do Pride fez chegar a terras do Tio Sam um velho conhecido de Liddell, o devastador Quinton Jackson. No UFC 71 estes dois lutadores reencontraram-se e mais uma vez foi o californiano a acabar no tapete, fruto de um poderoso gancho de direita de "Rampage". Liddell perdia assim o cinto de campeão que tinha detido durante dois anos. No confronto que se seguiu Liddell averbou nova derrota, desta vez contra Keith Jardine, por decisão maioritária.


Na luta seguinte Chuck Liddell pôde concretizar um sonho antigo, o de enfrentar o ex-campeão do Pride Wanderlei Silva. Liddell venceu por decisão unânime num combate entusiasmante, mas que deixou também evidente que ambos os lutadores já não eram os mesmos de outrora. Liddell teve a confirmação disso no confronto seguinte, sendo vencido por KO pelo jovem Rashad Evans, e perdendo assim a oportunidade de voltar a disputar o título.


Contra Maurício "Shogun" Rua, Liddell irá procurar provar ao mundo (e porventura a si próprio) que ainda é um adversário temível para qualquer lutador. Seja como for, independentemente do resultado Liddell já tem o seu lugar na história da UFC e das próprias MMA. Os seus combates e a sua participação no primeiro "The Ultimate Fighter" fizeram dele uma figura que transcendeu a própria modalidade, como fez por exemplo Hulk Hogan anos antes com o pro wrestling. Para lá das centenas de milhares de dólares que já ganhou, Liddell contracenou no cinema com Jack Nicholson, foi entrevistado na televisão por Conan O'Brien e participou num vídeo de música junto com a luso-canadiana Nelly Furtado e a belíssima Eliza Dushku. Nada mau para um galo, Sr. John McCain.


Perguntas, críticas e sugestões têm o seu espaço em mmanorecord@gmail.com. Fiquem atentos ao Record Online, que brevemente iremos falar de Maurício "Shogun" Rua, o outro interveniente do combate principal deste sábado. Até lá, eis os melhores momentos do confronto entre Chuck Liddell e Wanderlei Silva, duas das lendas deste desporto:

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de MMA Notícias
Notícias Mais Vistas