Se a entrega dos lutadores puder ser considerada forma de medir o sucesso de um evento de artes marciais mistas, então por certo que o combate principal do UFC 99 deixou os adeptos na Alemanha e em todo o mundo plenamente satisfeitos. Wanderlei Silva e Rich Franklin deram tudo o que tinham em cima do octógono, e embora os juízes tenham atribuído a vitória por decisão unânime ao norte-americano, o apoio do público alemão deixou bem claro que o brasileiro é o campeão do povo.
Nesta luta com limite de peso colocado nos 88,5 kg, Franklin começou por ser o mais acutilante dos lutadores, embora sem conseguir ganhar grande ascendente. Silva respondeu agarrando a perna de Franklin na sequência de um pontapé e logrando o takedown. O lutador de Curitiba procurou então desferir alguns golpes a partir da guarda do adversário, sem contudo causar estragos. A pouco menos de um minuto do final do primeiro assalto Franklin conseguiu levantar-se e, na sequência de uma tentativa de guilhotina do brasileiro, viu-se de súbito na guarda de Wanderlei. Aqui Franklin foi mais efectivo que Silva havia sido, conectando vários golpes ao rosto e conseguindo até uma montada completa. Wanderlei ainda conseguiu voltar a ficar em pé antes do final do assalto, porém a sua cara apresentava já bastantes marcas e a sua respiração acusava o cansaço que sentia.
No segundo assalto Franklin parecia começar a superiorizar-se a Wanderlei, porém uma combinação do brasileiro atingiu o alvo e fez abanar os joelhos do lutador do Ohio. Daí até ao final do assalto foi Silva a procurar finalizar a contenda, mas Franklin logrou restabelecer-se e evitar males maiores. Nesta altura Wanderlei já estava exausto, e terá sido por isso que não foi capaz de ser mais incisivo quando o norte-americano acusou os golpes sofridos.
No terceiro e último assalto foi Silva a tomar a iniciativa, chegando até a pedir por duas vezes o apoio do público (recebendo ovações estrondosas dos adeptos germânicos), e parecia estar a conseguir levar a água ao seu moinho quando a cerca de trinta segundos do final foi agarrado por Franklin e sofreu o takedown. Depois de um primeiro assalto mais favorável a Franklin e de um segundo mais a pender para Silva, este takedown poderia fazer a diferença na forma como os juízes encarariam o terceiro assalto, e o próprio Silva pareceu prever isso mesmo, esboçando um esgar de desagrado quando se viu no tapete. Terminada a contenda os três juízes atribuíram o triunfo a Franklin, que assim voltou à senda das vitórias. Já Wanderlei, com cinco derrotas nos últimos seis combates, pode-se orgulhar de ter feito um excelente combate e já veio pedir a Dana White e a Rich Franklin que lhe dêem a desforra. Depois de um primeiro duelo tão emocionante, por certo que ninguém se importará de ver estes dois atletas defrontarem-se de novo muito em breve.
Para lá de Wanderlei, houve outra lenda do Pride a subir ao octógono em Colónia: o croata Mirko "Cro Cop" Filipovic. Depois de uma passagem inicial sem brilho pela UFC, somando uma vitória e duas derrotas, Mirko teve contra Mostapha Al-turk a oportunidade de se redimir. Apesar de nos primeiros minutos o croata se limitar a controlar os acontecimentos, sem procurar desferir golpes, cedo ficou aparente que Mostapha não estava à altura de "Cro Cop". O lutador inglês parecia algo receoso de Mirko, desferindo golpes e tentativas de takedown que o adversário evitava facilmente. Quando Al-turk começou a mostrar cansaço foi a vez de "Cro Cop" tomar a iniciativa, desferindo uma série de murros que derrubou Mostapha. Mirko desferiu alguns golpes a partir da guarda do seu oponente e levantou-se novamente, a fim de retomar o combate em pé. Todavia a contenda não durou muito mais, dado que logo a seguir Mirko aparou um murro com a mão aberta e os seus dedos acabaram por tocar nos olhos de Mostapha, sem que o árbitro se apercebesse e desse tempo ao atleta para recuperar. Vendo Al-turk aparentemente a acusar a troca de golpes, "Cro Cop" não se fez rogado e partiu para cima do adversário, obrigando o árbitro a interromper o combate e a dar a vitória por TKO ao croata.
Ainda assim, mais do que a vitória em si, ou o acidente que a precipitou, a participação de Mirko no UFC 99 está a ser falada sobretudo por ter sido aparentemente a última do lutador croata no octógono. É que supostamente "Cro Cop" terá já assinado um contrato com a organização japonesa Dream, o que provocou algumas expressões de desagrado ao sempre eloquente Dana White, o presidente da UFC. Depois de ter garantido que queria lutar pelo cinto de pesos pesados da UFC, este aparente volte-face está a causar grande celeuma no mundo das MMA.
Quem está também a ser muito falado é Cain Velasquez, o lutador norte-americano de ascendência mexicana que continua invicto, depois de ter desancado autenticamente o perigoso kickboxer francês Cheick Kongo. Apesar de ter acusado golpes sofridos no início do primeiro e segundo assaltos, Velasquez conseguiu sempre levar o adversário para o chão e aplicar-lhe ground and pound em doses generosas. Com mais esta prestação impressionante, começam a ser muitas as vozes que o apontam como futuro candidato ao título de pesos pesados da UFC. Será que para isso terá de enfrentar Shane Carwin, também ele invicto e saído de uma vitória notável por TKO contra Gabriel Gonzaga? A isso só o futuro - e Dana White - poderá responder.
Resultados
Rich Franklin venceu Wanderlei Silva por decisão unânime.
Cain Velasquez venceu Cheick Kongo por decisão unânime.
Mirko "Cro Cop" venceu Mostapha Al-turk por TKO (3:06 do primeiro assalto).
Mike Swick venceu Ben Saunders por TKO (4:47 do segundo assalto).
Spencer Fisher venceu Caol Uno por decisão unânime.
Dan Hardy venceu Marcus Davis por decisão majoritária.
Terry Etim venceu Justin Buchholz por submissão (2:38 do segundo primeiro assalto).
Dennis Silver venceu Dale Hartt por submissão (3:23 do primeiro assalto).
Paul Taylor venceu Peter Sobotta por decisão unânime.
Paul Kelly venceu Roli Delgado por decisão unânime.
Stefan Struve venceu Denis Stojnic por submissão (2:37 do segundo assalto).
John Hathaway venceu Ricky Story por decisão unânime.
Perguntas, críticas, sugestões? O endereço mmanorecord@gmail.com está à disposição de todos os leitores. Continuem atentos ao Record Online e a tudo de importante que vai acontecendo no mundo das artes marciais mistas.
Lutador contestava condenação
Astro português junta-se a Ilia Topuria, campeão do peso pluma do UFC, numa equipa de luxo
Lutador foi acusado de ter "violado e espancado brutalmente" mulher num quarto de hotel em Dublin
Rapper e cantor canadiano tinha apostado numa vitória do nigeriano, que foi derrotado no 4.º round
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam