A Porsche, com Kévin Estre no 963 com o número 6, garantiu a 'pole position' para a 92.ª edição das 24 Horas de Le Mans, corrida a realizar já este fim de semana, no Circuito de La Sarthe, cumprindo 13,626 km em 3.24,634 m na Hyperpole, sessão com os oito mais rápidos durante a qualificação nas três categorias da prova. Para a marca, trata-se da 20.ª vez que ocupa a primeira posição na grelha de partida no ano em que persegue a 20.ª vitória em França.
É a ronda 4 da 12.ª temporada do Mundial de Resistência (WEC) - comemorou 100 anos em 2023 - e, este ano, na 92.ª edição, tem 62 máquinas e 186 pilotos em ação, em três categorias: Hypercar (23 equipas participantes, em representação de nove construtores), LMP2 (16) e LMGT3 (23). Em Le Mans, nesta edição 92 das 24 Horas, apenas Filipe Albuquerque e a Algarve Pro Racing como representantes nacionais, ambos em LMP2. O primeiro, o vencedor da corrida de resistência mais mediática desporto automóvel em 2020, apresenta-se pela 11.ª vez no Circuito em La Sarthe e arranca da segunda posição da grelha de partida, entre os LMP2, num Oreca 07-Gibson United Autosports USA, protótipo que partilha com os ingleses Ben Hanley e Ben Keating, enquanto a equipa que compete sob licença portuguesa conseguiu apenas o 15.º lugar na mesma categoria.
Na Hyperpole, para a corrida que tem arranque marcado para as 15h00 de Portugal continental, e Zinedine Zidane como 'starter' (o 'tiro de partida' é assinalado pelo agitar na bandeira francesa na reta principal de circuito com 13,626 km, depois de cerimónia protocolar demorada, de acordo com a tradição), primeira posição para o 963 número 6 da Porsche Penske Motorsport, com Kévin Estre, piloto francês de 35 anos, a conseguir 3.24,634 m na volta a La Sarthe, à velocidade média de 239,7 km/h. A marca alemã somou a 20.ª 'pole position'. Já Roger Penske conseguiu-o apenas pela primeira vez.
Kévin Estre, com o alemão André Lotterer e o belga Laurens Vanthoor, encontra-se no comando do WEC 2024, depois de vencer a ronda 1 da temporada (1812 km do Catar) e acabar tanto as 6 Horas de Imola como as 6 Horas de Spa-Fracorchamps na segunda posição. O francês, na Hyperpole, sessão que reuniu os oito melhores classificados na qualificação, nas três categorias da competição, superiorizou-se ao Cadillac V.Series R de Alex Lynn por 0,148s. Em terceiro, a 0,182 s do francês, o outro Hypercar da equipa norte-americana, com o compatriota Sébastien Bourdais aos comandos. Os dois Ferrari 499P inscritos pela AF Corse, formação que venceu Le Mans no ano passado, completaram o 'top-5'.
Em LMGT3, 'pole' para o McLaren 720S GT3 Evo da Inception Racing, com o norte-americano Brendan Iribe ao volante (3.58,120m). É a primeira vitória do construtor britânico numa sessão de qualificação em Le Mans – à geral, o fabricante venceu a edição de 1995, com o F1 GTR-BMW (Yannick Dalmas, JJ Lehto e Masanori Sekiya). Porsche 911 GT3 R LMGT3 da Manthey PureRxcing segundo, a 0.808s, e Ferrari 296 LMGT3 da JMW Motorsport, a 0,818s.
Por fim, na categoria LMP2, primeira posição do Oreca 07-Gibson da AO by TF com o francês Louis Delétraz ao volante, com 3.33,217m. O protótipo acabou a sessão na quarta posição, a 1,004s do mais rápido na categoria.
Por José CaetanoComeçou tarde, com 14 anos, mas rapidamente se destacou. Aos 17, já era a primeira mulher a competir na Porsche Spring Challenge. Hoje, com 19, a 'princesinha do paddock' continua prego a fundo e sem receio de ninguém
Título do Campeonato de Portugal ficou decidido em prova no Autódromo do Estoril
Prova é um dos principais marcos do Campeonato Nacional de Regularidade Histórica
Português fala da equipa que vai representar em 2026 no Mundial de Fórmula E
Doha, no Qatar, recebeu o evento que premiou os melhores do ano
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'