Porsche na 'pole position' das 24 Horas de Le Mans

Kévin Estre, no 963 com o número 6, garantiu a 'pole' para a 92.ª edição da corrida, a realizar já este fim de semana, no Circuito de La Sarthe, cumprindo 13,626 km em 3.24,634m na Hyperpole

A Porsche, com Kévin Estre no 963 com o número 6, garantiu a 'pole position' para a 92.ª edição das 24 Horas de Le Mans, corrida a realizar já este fim de semana, no Circuito de La Sarthe, cumprindo 13,626 km em 3.24,634 m na Hyperpole, sessão com os oito mais rápidos durante a qualificação nas três categorias da prova. Para a marca, trata-se da 20.ª vez que ocupa a primeira posição na grelha de partida no ano em que persegue a 20.ª vitória em França.

É a ronda 4 da 12.ª temporada do Mundial de Resistência (WEC) - comemorou 100 anos em 2023 - e, este ano, na 92.ª edição, tem 62 máquinas e 186 pilotos em ação, em três categorias: Hypercar (23 equipas participantes, em representação de nove construtores), LMP2 (16) e LMGT3 (23). Em Le Mans, nesta edição 92 das 24 Horas, apenas Filipe Albuquerque e a Algarve Pro Racing como representantes nacionais, ambos em LMP2. O primeiro, o vencedor da corrida de resistência mais mediática desporto automóvel em 2020, apresenta-se pela 11.ª vez no Circuito em La Sarthe e arranca da segunda posição da grelha de partida, entre os LMP2, num Oreca 07-Gibson United Autosports USA, protótipo que partilha com os ingleses Ben Hanley e Ben Keating, enquanto a equipa que compete sob licença portuguesa conseguiu apenas o 15.º lugar na mesma categoria.

Na Hyperpole, para a corrida que tem arranque marcado para as 15h00 de Portugal continental, e Zinedine Zidane como 'starter' (o 'tiro de partida' é assinalado pelo agitar na bandeira francesa na reta principal de circuito com 13,626 km, depois de cerimónia protocolar demorada, de acordo com a tradição), primeira posição para o 963 número 6 da Porsche Penske Motorsport, com Kévin Estre, piloto francês de 35 anos, a conseguir 3.24,634 m na volta a La Sarthe, à velocidade média de 239,7 km/h. A marca alemã somou a 20.ª 'pole position'. Já Roger Penske conseguiu-o apenas pela primeira vez.

Kévin Estre, com o alemão André Lotterer e o belga Laurens Vanthoor, encontra-se no comando do WEC 2024, depois de vencer a ronda 1 da temporada (1812 km do Catar) e acabar tanto as 6 Horas de Imola como as 6 Horas de Spa-Fracorchamps na segunda posição. O francês, na Hyperpole, sessão que reuniu os oito melhores classificados na qualificação, nas três categorias da competição, superiorizou-se ao Cadillac V.Series R de Alex Lynn por 0,148s. Em terceiro, a 0,182 s do francês, o outro Hypercar da equipa norte-americana, com o compatriota Sébastien Bourdais aos comandos. Os dois Ferrari 499P inscritos pela AF Corse, formação que venceu Le Mans no ano passado, completaram o 'top-5'.

Em LMGT3, 'pole' para o McLaren 720S GT3 Evo da Inception Racing, com o norte-americano Brendan Iribe ao volante (3.58,120m). É a primeira vitória do construtor britânico numa sessão de qualificação em Le Mans – à geral, o fabricante venceu a edição de 1995, com o F1 GTR-BMW (Yannick Dalmas, JJ Lehto e Masanori Sekiya). Porsche 911 GT3 R LMGT3 da Manthey PureRxcing segundo, a 0.808s, e Ferrari 296 LMGT3 da JMW Motorsport, a 0,818s.

Por fim, na categoria LMP2, primeira posição do Oreca 07-Gibson da AO by TF com o francês Louis Delétraz ao volante, com 3.33,217m. O protótipo acabou a sessão na quarta posição, a 1,004s do mais rápido na categoria.

Por José Caetano
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Automobilismo
Notícias
Notícias Mais Vistas