A próxima corrida do campeonato é a edição 92 das 24 Horas de Le Mans.
O Hertz Team JOTA, equipa inglesa apoiada por estrela do futebol norte-americano (Tom Brady) que compete no Mundial de Resistência com Porsche 963, ganhou as 6 Horas de Spa-Francorchamps, a ronda 3 do campeonato e corrida que antecede as 24 Horas de Le Mans (15 e 16 de junho), vencendo pela primeira vez a categoria principal do WEC (Hypercar). Conseguiu-o com o carro número 12, conduzido por Callum Illott e Will Stevens.
Na Bélgica, corrida dramática, com mão cheia de acidentes e incidentes. No mais grave, já a menos de duas horas da bandeira de xadrez, Eduardo Freitas, português que comanda as operações em pista no WEC, viu-se obrigado a paragem na ação, com a exibição de bandeira vermelha na sequência de colisão violenta do Cadillac do neozelandês Earl Bamber com o BMW M4 LMGT3 do Team WRT, com indonésio aos comandos (Sean Gelaeal), na reta Kemmel, quando o hipercarro do fabricante norte-americano lutava pela terceira posição com o 963 de Neel Jani.
Para remoção dos destroços, limpeza da pista e reparação barreiras de segurança do circuito, a corrida esteve interrompida quase duas horas, mas os quase 90.000 nas bancadas lotadas de Spa não abandonaram o circuito e foram premiados com ponto final excitante, pelas muitas mudanças na classificação depois do regresso à competição em prova que a Ferrari, com os 499P da AF Corse, tinha controlada! No entanto, o Hertz Team Jota, beneficiando de paragem antes do acidente, viu-se beneficiado pelos acontecimentos e aproveitou a oportunidade. Pela primeira vez desde 2014, só dois pilotos no carro vencedor de ronda do WEC e é preciso recuar até 2017 para encontrar outra equipa 100% britânica a ganhar neste Mundial.
Entre os LMP3, primeiro lugar para o Porsche 911 R LMGT3 da Manthley EMA, com Richard Lietz, Yasser Shahin e Morris Schuring, com ultrapassagem na última volta ao Porsche 911 R da Manthley PureRxcing, carro reconstruído pela equipa durante a noite, depois de acidente violentíssimo na qualificação, no Radillon.
Não existem portugueses no WEC-2024, mas Filipe Albuquerque está confirmado nas 24 Horas de Le Mans, a 15 e 16 de junhp, num LMP2 (Oreca-Gibson) da United Autosports com Ben Keating e Ben Hanley. Em 2020, o piloto de Coimbra ganhou a corrida que decorreu sem adeptos nas bancadas, devido à pandemia de Covid-19, e assegurou, simultaneamente, o título mundial na categoria.
O piloto português (Nielsen Racing) assumiu estar "realmente triste" com o resultado, apesar da boa prestação
Boas notícias para os fãs de velocidade
Informação está a ser avançada pelo portal 'Endurance-Info'
Piloto português regressa à pista este fim-de-semana no Grande Prémio de Itália, em Monza
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele