Félix da Costa ganha em Xangai: «É mais uma vitória para Portugal!»

Piloto português volta a impor-se no Mundial de Fórmula E

António Félix da Costa, em Porsche 9XX Electric, venceu o segundo ePrix do fim de semana do Mundial de Fórmula em Xangai, na China, dominando grande parte da corrida com 28 voltas no circuito internacional da metrópole chinesa. No sábado, o português classificara-se em quinto, mas penalização na secretaria empurrá-lo-ia para 18.º, o que representou, sobretudo, a perda de 10 pontos.

É a 10.ª vitória e o 21.º pódio de António Félix da Costa na Fórmula E, num total de 124 ePrix no campeonato de monolugares elétricos, e a segunda em 2024 em três corridas, registo que confirma o momento ótimo de forma do português, agora o sétimo no Mundial, com 84 pontos. E o piloto aguardo o resultado do protesto que a equipa Porsche entregou na Federação Internacional do Automóvel (FIA), depois da desclassificação após o triunfo em Misano, Itália, por irregularidade técnica no 9XX Electric.

O inglês Jake Hughes (McLaren) foi segundo classificado e o francês Norman Nato (Andretti) terceiro. O primeiro estreou-se em pódios na Fórmula E, o segundo, que também conta com um 9XX Electric, devido à parceria da equipa norte-americana com a marca alemã, tem o mesmo representante de António Félix da Costa (Tiago Monteiro).

"Fantástico, depois do que aconteceu ontem, reagimos como tínhamos de reagir. A Porsche está muito competitiva e, neste momento, é o ‘alvo a abater’. Hoje, não foi fácil gerir o consumo de energia, também devido à temperatura elevada, mas a verdade é que conseguimos impor o nosso ritmo e ganhar. Sinto-me muito feliz. É mais uma vitória para Portugal", disse Félix da Costa ainda antes de comemorar o triunfo no pódio do Circuito Internacional do Xangai.

Félix da Costa arrancou para o ePrix da terceira posição da grelha de partida, após qualificar-se pela terceira vez em 2024 para a fase de duelos da qualificação, atrás de Jake Hughes e Stoffel Vandoorne (DS Penske); o primeiro venceu o segundo por 0,001 s (!), a margem mais reduzida na história da Fórmula E! Na categoria, agora, só Sébastien Buemi (13), Lucas di Grassi (13), Sam Bird (12) e Jean-Éric Vergne (11) têm mais vitórias num campeonato com 10 anos de história(s).

As próximas duas rondas do Mundial realizam-se em Portland, nos EUA, no fim de semana de 29 e 30 de junho.

Por José Caetano
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Motores
Notícias
Notícias Mais Vistas