Mitch Evans, da Jaguar, venceu a corrida
Mitch Evans, da Jaguar, venceu corrida frenética e com ponta final excitante, após ultrapassagem quase com a bandeira de xadrez à vista. António Félix da Costa, da Porsche, terminou na quinta posição, que valia 10 pontos, mas uma penalização de 5 segundos empurrou-o para fora do "top-10"!
Na primeira corrida do antepenúltimo fim de semana da Época 10 do Mundial de Fórmula E – até ao final de temporada com o número recorde de 16, apenas mais cinco rondas, a primeira amanhã, outra vez em Xangai (China), as outras quatro entre Portland (EUA) e Londres (Inglaterra), cidades que também têm dois ePrix por fim de semana no calendário! –, depois de muitos momentos excitantes de ação em pista, classificação oficial suspensa durante muitas horas, por existirem três pilotos sob investigação dos comissários da Federação Internacional do Automóvel (FIA), Mitch Evans, Pascal Wehrlein e António Félix da Costa, supostamente devido a manobras defensivas ou ofensivas ilegais.
Evans escapou à mão pesada da FIA e, assim, o neozelandês da Jaguar, que assumiu a liderança do primeiro ePrix de Xangai na última volta ao circuito que estreou variante com 3,051 km e 12 curvas em vez da configuração com 5,451 km e 16 curvas adotada para a Fórmula 1 (eliminou-se, por exemplo, a reta interior com cerca de 1 km!), após ultrapassagem a Pascal Wehrlein, da Porsche, ganhou pela segunda vez em 2024 e 12.ª na categoria. Nick Cassidy, também da Jaguar, terminou na terceira posição (oitavo pódio do ano) e mantém-se no comando do Mundial, mas a vantagem sobre Wehrlein diminuiu três pontos, de 16 para 13.
António Félix da Costa, no 9XX Electric da Porsche, depois de apurar-se pela segunda vez em 2024 para a fase de grupos da qualificação, sessão que arruma as primeiras oito posições na grelha de partida – Jean-Éric Vergne, da DS Vergne, na caminhada para a 16.ª "pole" na categoria, registo que iguala o recorde de Sébastien Buemi, eliminou-o nos quartos de final e o português ficou posicionado em sexto na grelha de partida –, terminou o ePrix com 29 voltas em quinto.
Este resultado valia 10 pontos para a conta pessoal e a progressão de oitavo para sétimo no campeonato, mas o piloto da escuderia alemã não teve a mesma sorte do neozelandês da Jaguar e uma penalização de 5 segundos, devido a incidente com Vergne, deixou-o fora do "top-10", em 19.º!
Não é o primeiro contratempo de António Félix da Costa com os comissários da FIA em 2024. O português ganhou a ronda 6 da temporada, em Misano, Itália, mas acabou desclassificação horas depois do ePrix, devido a irregularidade técnica no
A Porsche apresentou protesto e aguarda-se, ainda, o resultado do recurso formalizado pela escuderia alemã.
Na próxima madrugada (3h20 em Portugal), qualificação para a corrida 2 do fim de semana do Mundial de Fórmula E em Xangai. O ePrix com 28 voltas tem arranque marcado para as 8h04.
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