O piloto finlandês (Toyota Yaris) terminou o primeiro dia na frente da prova
O piloto finlandês Esapekka Lappi (Toyota Yaris) terminou o primeiro dia do Rali da Sardenha na frente da classificação depois de um incêndio no carro de um piloto de WRC2 ter provocado a anulação das duas últimas especiais.
O piloto da Toyota tinha acabado de subir à liderança na segunda das quatro especiais previstas para a secção da tarde desta quinta ronda do Mundial de Ralis, com 0,7 segundos de vantagem sobre o estónio Ott Tänak (Hyundai i20), que perdeu o comando devido a problemas de transmissão.
"Parece que o carro só tem três rodas a puxar", explicou o piloto estónio, que tinha subido ao primeiro lugar na terceira especial de hoje.
O francês Pierre Loubet (Ford Puma) é o terceiro, a 15,1 segundos do comandante.
Pelo caminho ficou já o britânico Elfyn Evans, com uma fuga de água no seu Toyota Yaris, enquanto o belga Thierry Neuville (Hyundai i20) voltou a sentir problemas de transmissão, tal como já tinha acontecido em Portugal, na prova anterior.
Terminou o dia em nono, já a mais de dois minutos do primeiro lugar.
O finlandês Kalle Rovanperä (Toyota Yaris) cedeu mais de um minuto ao ter de abrir as estradas poeirentas da Sardenha, uma vez que é o líder do Mundial.
Ocupa o oitavo lugar, a 1.13,1 minutos do primeiro lugar.
Depois do calor intenso que afetou as equipas de manhã, a temperatura baixou à tarde, com ameaças de chuva.
Mas o incêndio no Hyundai i20 WRC2 do francês Laurent Battut na terceira especial do dia, ainda durante a manhã, obrigou a organização a cancelar a segunda passagem pois o organizador não conseguiu retirar os destroços a tempo.
A especial seguinte, a nona da prova, também seria cancelada por dificuldades de conseguir levar os concorrentes a tempo desde a neutralização até à partida do troço.
Assim, Lappi dorme na liderança mas com uma vantagem inferior a um segundo.
Para sábado estão previstos 132 quilómetros divididos por oito especiais cronometradas.
Esta espécie de monovolume assume-se como um verdadeiro laboratório de ideias
Antigo piloto alemão foi o único que superou o britânico no seu auge, ambos com o mesmo carro
Antigo piloto dos Emirados dirige o organismo desde 2021
Piloto britânico teve uma época de estreia na Ferrari para esquecer
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam