Todo-o-terreno: Triunvirato disputa um trono vazio

O Nacional de todo-o-terreno inicia-se hoje em terras algarvias, com um prólogo que abre a Baja Terras d’El Rei. À partida, entre a meia centena de inscritos nos automóveis, perfilam-se três candidatos à vitória. Miguel Barbosa, João Ramos e Luís Costa são os pilotos que reúnem melhores condições no assalto ao trono, cujo “assento” se encontra desocupado por força da ausência de Rui Sousa que, este ano, compete na Taça Internacional de Bajas.

Todavia, é Barbosa quem assume maior protagonismo nesta fase inicial. O lisboeta, campeão em 2003, em face do abandono da Mitsubishi, envolveu-se num projecto com a X-Raid, uma equipa privada com uma ligação estreita à BMW.

Por isso, o jovem de 26 anos irá ter à sua disposição o X5 com o qual o francês Luc Alphand – agora na Mitsubishi Motors Motor Sport – disputou o Dakar em 2004. O óbice ao sucesso de Miguel Barbosa reside no pouco tempo de habituação que teve com o carro, tendo apenas realizado um teste.

Quanto à candidatura de João Ramos, esta é-lhe, em parte, garantida por pertencer à estrutura oficial da Toyota. O vila-novense irá estar no Algarve ao volante de um Land Cruiser, em detrimento do esperado RAV 4 por causa do atraso na 4chegada de alguns itens mecânicos. Já Luís Costa irá, igualmente, disputar o campeonato com um Land Cruiser mas da Moletto Sport.

Prova mais pobre

Ano após ano, tem-se assistido a um empobrecimento literal do nacional de todo-o-terreno, um decréscimo motivado pelo abandono das marcas, cujo retorno não justificava o investimento no campeonato.

Em 2003, foi a Nissan de Rui Sousa que cessou a sua participação, sendo o seu exemplo copiado, uma época depois, pela Mitsubishi, uma equipa que ficou ligada aos sucessos de Carlos Sousa e Miguel Barbosa.

Agora, resta a Toyota, um agente isolado numa caravana composta exclusivamente por formações privadas.

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Motores Notícias
Notícias Mais Vistas