A União Europeia (UE) atualizou esta quarta-feira a lista de nomes russos que se encontram sancionados pelo organismo europeu, na sequência da invasão das forças militares da Rússia ao território da Ucrânia.
Nikita Mazepin e o seu pai, Dmitry Mazepin, foram hoje adicionados à 'lista negra' da UE, dias após o piloto russo ser afastado da Haas, escuderia norte-americana de Fórmula 1 que tinha a Uralkali, empresa que tinha Dmitry Mazepin como acionista, como o seu principal patrocinador.
No relatório, hoje divulgado pela UE, surge detalhado um encontro entre Dmitry Mazepin e Vladimir Putin, presidente da Rússia, a 24 de fevereiro - dia em que se iniciou a invasão russa ao território ucraniano -, juntamente com outros 36 empresários russos, com o fim de discutir os impactos que a guerra na Ucrânia teriam no país.
"O facto de ter sido convidado a participar nesta reunião mostra que é membro do círculo mais próximo de Vladimir Putin e que apoia ou implementa ações ou políticas que prejudicam ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, bem como estabilidade e segurança na Ucrânia. Também mostra que ele é um dos principais empresários envolvidos em setores económicos que fornecem uma fonte substancial de receita para o governo da Rússia, responsável pela anexação da Crimeia e desestabilização da Ucrânia", lê-se no documento divulgado pela UE.
Nikita Mazepin é indicado como o 732.º russo a ser sancionado pela União Europeia, enquanto que o seu pai é o 723.º. De referir que o piloto foi inserido nesta lista por estar, supostamente, envolvido nos negócios que Dmitry tem.
"Nikita Mazepin é filho de Dmitry Arkadievich Mazepin, Diretor-Geral do JSC UCC Uralkali. Como a Uralkali patrocina a Haas F1 Team, Dmitry Mazepin é o principal patrocinador das atividades do filho na Haas F1 Team. É uma pessoa associada a um importante empresário (o pai) envolvido em setores económicos que fornecem uma fonte substancial de receita ao governo da Rússia, responsável pela anexação da Crimeia e pela desestabilização da Ucrânia", pode ler-se no documento.
Roman Abramovich, antigo dono do Chelsea, não consta na lista de sanções da União Europeia.
Liam Lawson viveu segundos de grande sobressalto
Britânico da McLaren chega aos 357 pontos, mais um que Piastri, que foi 5.º; Verstappen terminou em 3.º e voltou a encurtar distâncias para o australiano
Líder do Mundial Oscar Piastri não vai além do oitavo tempo
Formado na Júnior Team da Red Bull, o piloto português competiu diversas vezes com o tetracampeão mundial de Fórmula 1
Depois de um mau arranque, o Manchester United é agora 6.º na Premier League
Andrei Mostovoy não ganhou para o susto, mas os sequestradores não se ficaram a rir
Antigo médio do Benfica já deixou de ser representado por Juan Pablo Rossi
Rui e Afonso Loja julgados por ofensas à integridade física, avança o JN
Médio, de 37 anos, retirou-se da seleção belga depois de deixar de ser convocado pelo então selecionador da Bélgica
Amor pelo veículo da marca italiana é tão grande que tem automóvel tatuado nas costas