Ayrton Senna era um piloto emblemático, não só pela forma destemida como corria nas pistas mas também pelo modo como se comportava fora delas. O brasileiro, que há 30 anos morreu numa acidente no GP San Marino, em Ímola, ainda hoje é recordado pela sua forma de pensar e agir. O site UOL recordou algumas das frases mais inspiradoras daquele que para muitos ainda hoje é um ídolo.
"É nas dificuldades que acabamos por encontrar mais força, mais certeza daquilo que realmente queremos. Isso só serve para fortalecer a personalidade, o caráter e os valores humanos. Se fosse tudo fácil, não teria tanto sabor, tanto prazer numa vitória."
"O medo faz parte da nossa vida. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo, outras - acho que estou entre elas - aprendem a conviver com ele e encaram-no, não como uma coisa negativa, mas como um sentimento de autopreservação."
"Não sei pilotar de outra forma que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar, ultrapasso mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros."
"Se queres ser bem sucedido, precisas de ter dedicação total, de procurar teu último limite e dar o melhor de ti."
"Tento dar o meu melhor em tudo o que faço. É o meu temperamento, não consigo fazer nada pela metade. Quando me proponho a fazer alguma coisa vou até ao fundo e dou o meu melhor."
"Tudo o que consegui foi através da dedicação, perseverança e o desejo de atingir os meus objetivos. Muito desejo de vitória. Vitória na vida e não como piloto."
"Seja quem você for, seja qual for a posição que tenha na vida, tenha sempre como meta muita força, muita determinação, faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia chegará lá."
"A vontade de vencer é o que me mantém a participar numa corrida, num campeonato de F1. Não há nada que me dê mais motivação do que isto."
"Tenho [muitos inimigos]. É uma consequência da competitividade e de tão competitivo que eu sou, da minha personalidade. Mas esses inimigos estão concentrados ali, na minha profissão, na competição, não fora dela."
"Não existe mérito de uma pessoa na F1. O mérito é de uma equipa. São os mecânicos, os projetistas, os patrocinadores que financiam o equipamento. Os fornecedores de motores, de pneus, enfim, é um conjunto de pessoas."
Por Isabel DantasO italiano tinha 84 anos
Antigo piloto de Fórmula 1 acredita que ele foi o verdadeiro campeão, ao invés de Lewis Hamilton
Piloto britânico revelou que as 8 Horas do Bahrain serão a sua última competição
Liam Lawson viveu segundos de grande sobressalto
Diário Tuttosport anunciou os vencedores antes da gala final que terá lugar em dezembro. Jorge Mendes também deixou uma mensagem
Treinador português e emblema dos Emirados Árabes Unidos rescindem por mútuo acordo
Interrogatório do Juventus-Sporting
Norte-americano tinha 75 anos
Autoridade Tributária quer ver comissões a agentes integradas no rendimento dos atletas
Darko Lemajic tem 32 anos e vai fazendo as maravilhas dos adeptos do clube letão