Num dos seus derradeiros atos enquanto presidente da FIA, Jean Todt abordou na gala do organismo o polémico final do Mundial de Fórmula 1, numa declaração na qual assumiu que aquilo que se viu em Abu Dhabi obrigará a repensar algumas coisas. Todt levanta até a possibilidade de se avançar com sanções ao estilo do futebol, lembrando o sucedido recentemente com Jean-Michel Aulas, presidente do Lyon, que foi suspenso por críticas aos árbitros.
"Claro que podemos sempre melhorar. Mas também temos de nos saber comportar. Li hoje no jornal francês 'L’Equipe' que o presidente do Lyon, que é um dos clubes mais importantes, foi suspenso por dez jogos por ter falado mal dos árbitros. Se calhar estamos a ser demasiado permissivos, sabem? Por um lado sinto que é importante haver diálogo entre todos os envolvidos, mas também não deve ser algo que se vire contra nós", disse Jean Todt, no âmbito da gala desta quinta-feira da FIA, na qual Hamilton não esteve presente.
Houve quem tivesse comentado que o britânico poderia ser sancionado, pois os regulamentos obrigam os três primeiros do Mundial a estar presentes, mas o líder da FIA não quis entrar por aí. "Acho que esta é uma noite de celebração, em vez de tentarmos entrar novamente em controvérsia. Não faz sentido. O que nos daria isso? Por um lado, sinto pena pela Mercedes, porque mereciam mais, sendo oito vezes campeões de construtores, algo que é únido. Mas este jovem [Verstappen] fez um trabalho incrível e é nisso que nos devemos focar, em vez de estarmos a dizer 'vamos puni-lo [Hamilton] por não estar presente'?"
"Ele conseguiu uma combinação fantástica entre provavelmente o melhor carro, a melhor equipa e o facto de nunca cometer um erro. Desta vez o Max simplesmente ganhou 10 Grande Prémios e devemos considerar isso como algo de realce. Acho que ele tem o que merece. Fez uma épcoa fantástica. É verdade que teve sorte na última volta, mas devemos olhar à temporada na globalidade. Teve sorte em Silverstone? No Azerbaijão? Em Budapeste? Não teve...", concluiu.
Em Silverstone, recorde-se, Verstappen e Hamilton chocaram e o holandês ficou pelo caminho, no Azerbaijão o piloto da Red Bull viu o seu pneu traseiro rebentar quando ia embalado para a vitória e, em Budapeste, acabou em 9.º depois de se ter envolvido num choque com outros pilotos na curva 1.
Por RecordAutódromo Nacional de Monza voltou a ser palco de um espetáculo sem igual na F1
Holandês largou da pole position, chegou a perder a liderança, mas fez uma corrida sublime e conquistou a 3.ª vitória da temporada
Tetracampeão mundial alcançou a 45.ª pole position pela Red Bull, deixando marca de Sebastian Vettel para trás
Piloto francês, que tem um relacionamento com a portuguesa Kika Cerqueira Gomes, estar muito orgulhoso pela renovação
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Evento decorre de 8 a 11 de outubro