Mohammed Ben Sulayem, presidente da Federação Internacional de Automobilismo, está a ser investigado por uma suposta interferência direta no resultado final do Grande Prémio da Arábia Saudita de 2023, após o organismo ter recebido uma queixa anónima.
A informação foi avançada pela BBC Sport, a denúncia foi feita por um funcionário da FIA que alega que Ben Sulayem terá telefonado ao Sheik Abdullah bin Hamas bin Isa Al Khalifa, vice-presidente de desportos da FIA na região do Médio Oriente e Norte de África, para reverter uma penalização de 10 segundos aplicada a Fernando Alonso, com a intenção de devolver o pódio ao piloto espanhol.
O piloto da Aston Martin recebeu uma penalização de 5 segundos por colocar o carro parcialmente fora dos limites impostos na grelha de partida no referido GP e, quando a sanção estava a ser cumprida na paragem dos boxes, os comissários da direção de corrida consideraram que os mecânicos da equipa tinham tocado no monolugar com o macaco traseiro antes dos cinco segundos serem cumpridos, resultando numa penalização de 10 segundos.
A equipa britânica recorreu e solicitou que a decisão fosse revista e, após um debate entre as equipas e a FIA para definir se a intervenção do macaco traseiro deveria ser considerada uma intervenção dos mecânicos, a decisão foi revertida. Os respetivos parágrafos do regulamento foram atualizados e na sequência passou a ser considerado que qualquer toque dos mecânicos ou do condutor nos equipamentos seria constituído como uma violação sujeita a penalização, o que inicialmente daria razão aos comissários.
Segundo um relatório entregue à FIA, que a BBC teve acesso, o denunciante afirmou que Ben Sulayem "fingiu que os comissários anulariam a sua decisão de emitir" uma penalização a Alonso. O Comité de Ética da FIA está a investigar o processo e o inquérito pode estender-se por quatro a seis semanas para emitir um veredicto sobre o relatório final.
Recorde-se que Fernando Alonso subiu ao pódio, contudo recebeu a penalização após a cerimónia e o terceiro lugar foi atribuído a George Russell, piloto da Mercedes. A equipa britânica recorreu e pediu que a penalização fosse revista.
Por RecordHolandês liderou durante toda a corrida; o n.º 4 da McLaren foi 2.º classificado e Leclerc subiu ao último lugar do pódio em Austin
Os dois principais candidatos ao título mundial ficaram de fora logo na curva 1 após um incidente com Hülkenberg
Logo na curva 1, na sequência de um toque de Nico Hülkenberg no carro do australiano da McLaren
Piloto holandês 'roubou' a melhor volta a Lando Norris ao cair do pano
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Inglês assinou um contrato de apenas... um mês