_
O tufão Hagibis, que deve atingir esta sexta-feira o Japão, obrigou ao adiamento, de sábado para domingo, das qualificações para o Grande Prémio de Fórmula 1 (F1) no circuito de Suzuka, informou a organização.
Este reagendamento, no entanto, permanece condicionado às condições meteorológicas na manhã de domingo, com o início da corrida a continuar programado para as 14h10 (06h10 em Lisboa).
"Devido ao impacto previsto do tufão Hagibis, a Mobilityland [promotora do Grande Prémio] e a Federação Automobilística do Japão decidiram cancelar todas as atividades programadas para sábado, 12 de outubro", explicou esta sexta-feira a organização em comunicado.
"A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e a Fórmula 1 apoiam esta decisão, no interesse da segurança de espetadores, competidores e todos no circuito de Suzuka", pode ler-se na mesma nota.
O Hagibis causou igualmente o cancelamento de centenas de voos domésticos programados para sábado, bem como de ligações ferroviárias de alta velocidade e de outras linhas locais e regionais.
O tufão, considerado um dos mais fortes desta temporada no Pacífico, deverá aproximar-se da metade sudoeste do arquipélago japonês durante o dia de sexta-feira e seguirá em direção ao centro e nordeste do país durante o fim de semana, de acordo com o Agência Meteorológica do Japão (AMJ).
O Hagibis foi classificado como "muito forte", a segunda categoria de maior intensidade da AMJ e, ao atravessar o território japonês, deverá causar chuvas torrenciais, rajadas de vento até 252 quilómetros por hora e ondas com mais de 10 metros de altura em alguns pontos da costa, de acordo com as previsões das autoridades nipónicas.
O Governo japonês convocou uma reunião de emergência para tomar as medidas preventivas necessárias e recomendou que os cidadãos do centro, sul e oeste do país evitassem deslocar-se durante o fim de semana por razões de segurança.
Circuito de Istanbul acolheu a corrida em nove ocasiões - entre 2005 e 2011 e, mais tarde, em 2020 e 2021
Investigação revela ainda que cerca de 70 futebolistas, entre os quais jogadores de Milan, Inter e Juventus, estariam envolvidos nas festas em causa
Proposta final será ainda sujeita a aprovação, via votação eletrónica, do Conselho Mundial de Automobilismo da FIA
Em causa a mudança de trajetória com uma diferença de velocidade tão grande
A entrevista foi moderada por Record mas conduzida pelo médio formado no Sporting
Leões já ergueram o troféu em voleibol e basquetebol e ainda vão estar na decisão em futebol, andebol, futsal e hóquei em patins
Guarda-redes é expulso na derrota por 3-0
Homem terá amealhado, ao longo de cinco anos, mais de 14 milhões de euros em receitas
Já Chermiti marcou na derrota caseira do Rangers
A história de amor que está a apaixonar a Argentina. Tudo começou antes de um jogo...