Entrada da equipa norte-americana na modalidade implica o alargamento para 11 escuderias e 22 pilotos permanentes
A Ferrari vai ser a fornecedora de motores e caixas de velocidades da Cadillac a partir de 2026, ano em que a equipa americana vai ingressar na Fórmula 1, anunciou esta terça-feira a escuderia italiana em comunicado.
"A Ferrari anuncia que chegou a acordo com a General Motors e com a TWG Global com vista a ser a fornecedora de motores e caixas de velocidades da Cadillac Formula 1 Team, a partir de 2026", pode ler-se na nota da escuderia 'cavallino rampante'.
O acordo está dependente da confirmação, por parte da Federação Internacional do Automóvel (FIA), da entrada da marca norte-americana na categoria rainha do desporto motorizado na temporada de 2026.
"É ótimo ver o compromisso de outra equipa americana, apoiada por uma das marcas mais respeitadas da indústria motora, numa altura em que a popularidade da F1 tem vindo a aumentar nos Estados Unidos", declarou o diretor de equipa da Ferrari, Frédéric Vasseur.
Além dos motores e caixas de velocidades, a escuderia vai assegurar igualmente "colaboração técnica", segundo Vasseur.
Este acordo permitirá à Ferrari manter-se como fornecedora de duas das equipas do Mundial de F1, a Cadillac e a Haas, após deixar de fornecer a Sauber a partir da próxima temporada.
Graemo Lowdon, diretor de equipa da Cadillac, afirma estar "entusiasmado" com a parceria com a Ferrari, que "junta dois legados incontornáveis".
"Escolher o parceiro certo para o fornecimento de motores é crucial e confiamos na paixão, excelência e capacidades da Ferrari e dos seus colaboradores", rematou.
A entrada da Cadillac na F1, prevista para 2026, significa o alargamento da modalidade para 11 equipas e 22 pilotos permanentes, sendo, simultaneamente, a entrada de uma segunda equipa norte-americana na grelha, depois de a Haas se ter juntado em 2016.
A irritação do espanhol em Singapura mereceu finalmente um 'toque' do britânico
Acordo alcançado entre as duas partes impede que todos os conteúdos trocados entre ambos seja divulgado em tribunal
Britânico da Mercedes vence a 5.ª corrida da carreira, a 2.ª da temporada. 'Papaia laranja' celebra 10.º Mundial da sua história
Holandês reclamou do britânico e este não teve papas na língua
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Red devils venceram o jogo e o treinador respira de alívio... por enquanto
Treinador apontou que "tudo pode acontecer" sobre o próximo destino, quando questionado sobre se iria para a Arábia Saudita