Hélder Martins saudou ainda a política de eventos implementada pelo Estado português
O regresso da Fórmula 1 a Portimão terá um importante impacto na dinamização do setor turístico no Algarve, sobretudo em época baixa, considerou, esta 3.ª feira, Hélder Martins, o presidente da maior associação hoteleira na região.
"O regresso da Fórmula 1 ao Algarve reforça a imagem da região e traz ocupação, normalmente em épocas baixas do turismo", disse à agência Lusa o presidente da Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
Para Hélder Martins, a decisão "demonstra a extraordinária importância do autódromo situado no Algarve na política de eventos internacionais da região", depois de aquela estrutura ter já recebido provas do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 em 2020 e 2021.
Relacionadas
"A AHETA saúda o governo e o secretário de Estado [do Turismo, Comércio e Serviços, Pedro Machado] pelo constante apoio nesta política de eventos, onde também se associam a RTA [Região do Turismo do Algarve] e os diferentes parceiros regionais", acrescentou aquele responsável.
O Grande Prémio de Portugal vai voltar a integrar o Mundial de Fórmula 1, por dois anos seguidos, em 2027 e 2028, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), na sequência de um acordo válido por dois anos entre a organização da modalidade, o Governo português, o Turismo de Portugal e o promotor Parkalgar, Parques Tecnológicos e Desportivos, S.A., foi hoje anunciado.
O acordo entre o Governo português e os promotores do campeonato foi assinado em Londres, mas a data da realização do Grande Prémio só vai ser conhecida em junho de 2026, quando for definido o calendário do Campeonato do Mundo de 2027, sendo previsível que integre a 'temporada' europeia, durante a primavera.
Também o presidente do Turismo do Algarve, André Gomes, congratulou-se com a realização do evento no Algarve, considerando que "contribuirá para uma dinamização adicional da procura turística", indo ao encontro de um dos objetivos estratégicos da região, que passa também pela diversificação da oferta através de segmentos como o turismo desportivo e de eventos.
A Fórmula 1 regressou a Portugal em 2020, após 24 anos de ausência do Mundial, na sequência da reorganização dos calendários devido à pandemia de covid-19, para a primeira de duas edições em Portimão, que vai voltar ao Mundial.
Em 14 de agosto, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tinha revelado, durante a Festa do Pontal, do PSD, em Quarteira, que estava tudo encaminhado para o regresso do Grande Prémio de Portugal ao Algarve.
Hélder Martins saudou ainda a política de eventos implementada pelo Estado português
Portugal regressa aos calendários da modalidade em 2027 e 2028
Zero apelida evento como "um espetáculo poluente que serve interesses privados e comerciais"
Principal Campeonato do Mundo de automobilismo vai regressar às pistas nacionais em 2027
Gala arranca às 17h, em Doha
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos