Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Portugal regressa aos calendários da modalidade em 2027 e 2028
Seguir Autor:
Álvaro Bila, presidente da Câmara Municipal de Portimão congratulou-se esta 3.ª feira com o regresso da Fórmula 1 ao Algarve, considerando que as provas do Mundial de automobilismo são importantes para a economia e projeção da região a nível internacional.
"O Grande Prémio de Fórmula 1 é importante a todos os níveis, económico e promocional, não só para a região, como para o país, representando uma mais-valia para a economia, disse, à agência Lusa, Álvaro Bila.
Para o autarca, "o facto de o Autódromo Internacional do Algarve integrar, por dois anos seguidos", em 2027 e 2028, o calendário do Mundial de Fórmula 1, "reconhece a qualidade do circuito algarvio e premeia o empenho dos seus promotores na realização de grandes eventos desportivos motorizados internacionais".
Relacionadas
Álvaro Bila prevê que as provas do Mundial de automobilismo no concelho "contribuam para projetar, ainda mais, o Algarve enquanto destino turístico, sendo um grande promotor das potencialidades da região e do concelho de Portimão em particular".
O Grande Prémio de Portugal vai voltar a integrar o Mundial de Fórmula 1 no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), na sequência de um acordo válido por dois anos entre a organização da modalidade, o Governo português, o Turismo de Portugal e o promotor Parkalgar, Parques Tecnológicos e Desportivos, S.A., foi hoje anunciado.
O acordo entre o Governo português e os promotores do campeonato foi assinado em Londres, mas a data da realização do Grande Prémio só vai ser conhecida em junho de 2026, quando for definido o calendário do Campeonato do Mundo de 2027, sendo previsível que integre a 'temporada' europeia, durante a primavera.
A Fórmula 1 regressou a Portugal em 2020, após 24 anos de ausência do Mundial, na sequência da reorganização dos calendários devido à pandemia de Covid-19.
Em 14 de agosto, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tinha revelado, durante a Festa do Pontal, do PSD, em Quarteira, que estava tudo encaminhado para o regresso do Grande Prémio de Portugal ao Algarve.
AMAL afirma que evento coloca o Algarve "num patamar de excelência"
António Miguel Pina, presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), expressou também a sua satisfação pelo regresso da Fórmula 1 à região, considerando que irá posicionar o Algarve num patamar de excelência, visto que o evento será visto em todo o mundo.
"Só temos a ganhar, tanto em termos económicos como de notoriedade para a região", afirmou em declarações à agência Lusa o presidente da Associação Intermunicipal do Algarve (AMAL).
Para António Miguel Pina, trata-se de "uma muito boa notícia" que vai posicionar o Algarve num "patamar de excelência, com os hotéis da região a encherem-se durante o evento".
"Do ponto de vista do Governo também haverá um retorno, com o investimento feito a ser pago", afirmou o responsável da associação que reúne os 16 municípios do Algarve.
António Miguel Pina agradeceu a todas as entidades envolvidas no acordo que possibilitou o regresso da Fórmula 1 à região, nomeadamente ao Governo e ao Turismo do Algarve.
Lando Norris e Max Verstappen ficaram logo atrás do monegasco
Piloto britânico fez questão de partilhar também um 'post' da Confederação Brasileira de Futebol
Circuito belga das Ardenas estará no calendário nos anos ímpares, em 2027, 2029 e 2031
Campeão do mundo diz até que se diverte bastante com os novos F1, ao contrário do holandês
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Guarda-redes costa-riquenho lembra, em entrevista ao 'AS', quando "o dinheiro não chegava" no início da carreira
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder
Campeão europeu por Portugal chega a custo zero e assina contrato até junho de 2027