Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Autódromo de Portimão vai acolher Grande Prémio de Portugal em 2027 e 2028
Seguir Autor:
A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve saudou, esta 3.ª feira, o regresso da Fórmula 1 a Portimão em 2027 e 2028, considerando tratar-se de uma "excelente oportunidade de promoção" do território.
"Para a CCDR Algarve, o que é bom para o Algarve é bom para o país, e esta é uma excelente oportunidade de promoção do território, atração de investimento privado e público, receitas no turismo e atividades económicas conexas", lê-se uma nota divulgada por aquela entidade.
A Comissão realça que os eventos desportivos internacionais desta escala "potenciam o efeito multiplicador em diversos setores, contribuindo para a estratégia de crescimento económico".
Relacionadas
A decisão de trazer a prova rainha do automobilismo mundial para Portugal e para o Algarve "gera emprego, aumenta as receitas turísticas e qualificará ainda mais a oferta no turismo global", destaca o organismo.
A CCDR Algarve considera que este reencontro do país com a Fórmula 1 deve ser aproveitado "para que se traduza em ganhos reais e duradouros para o país, para a economia regional e para a coesão territorial".
A entidade lembra que, em 2024, existiam 98.598 empresas sediadas na região, das quais cerca de 20 mil ligadas ao alojamento, restauração e similares, empregando 60 mil pessoas no alojamento e restauração e 32 mil no comércio e serviços.
"O Valor Acrescentado Bruto (VAB) gerado pelas empresas de alojamento e restauração atingiu 1.659 milhões de euros, enquanto o comércio por grosso e a retalho rondou 848 milhões de euros", lê-se na nota.
O regresso do Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028 ao Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, foi hoje anunciado pelo ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
O acordo entre o Governo português e os promotores do campeonato foi assinado em Londres, mas a data da realização do Grande Prémio só vai ser conhecida em junho de 2026, quando for definido o calendário do Campeonato do Mundo de 2027, sendo previsível que integre a 'temporada' europeia, durante a primavera.
Estas serão a 19.ª e 20.ª edição do Grande Prémio de Portugal, novamente no Algarve, depois das corridas iniciais, em 1958 e 1960, no circuito da Boavista, no Porto, a de 1959 em Monsanto, em Lisboa, e entre 1984 e 1996 no Autódromo do Estoril, em Cascais.
A Fórmula 1 regressou a Portugal em 2020 e 2021, após 24 anos de ausência do Mundial, na sequência da reorganização dos calendários devido à pandemia de covid-19, com duas corridas realizadas no circuito algarvio de Portimão.
O piloto britânico Lewis Hamilton, sete vezes campeão do mundo, então na escuderia Mercedes, venceu as duas corridas em solo luso.
Lando Norris e Max Verstappen ficaram logo atrás do monegasco
Piloto britânico fez questão de partilhar também um 'post' da Confederação Brasileira de Futebol
Circuito belga das Ardenas estará no calendário nos anos ímpares, em 2027, 2029 e 2031
Campeão do mundo diz até que se diverte bastante com os novos F1, ao contrário do holandês
Derrota do AZ Alkmaar, único representante da Holanda, no playoff da Liga Conferência, facilita vida ao nosso país
Guarda-redes costa-riquenho lembra, em entrevista ao 'AS', quando "o dinheiro não chegava" no início da carreira
Treinador português deixa Teerão com o clube no 3.º lugar a um ponto do líder
Campeão europeu por Portugal chega a custo zero e assina contrato até junho de 2027