Chase Carey diz que "se um piloto estiver infetado, as equipas têm pilotos de reserva"
Os grandes prémios de Fórmula 1 vão continuar a realizar-se mesmo que um piloto acuse positivo a covid-19 ou se uma equipa for obrigada a desistir, revelou esta quarta-feira o 'patrão' da competição, Chase Carey.
"Uma escuderia que não possa competir, não é razão para cancelar uma corrida. Acho que não é preciso explicar as consequências de cancelar de repente um grande prémio. Teremos procedimentos em vigor e serão feitos testes. Se um piloto estiver infetado, as equipas têm pilotos de reserva", afirmou Carey, ao sítio oficial da Fórmula 1.
O empresário de 66 anos, nascido na Irlanda, mas com nacionalidade norte-americana, explicou que todos os membros das equipas, desde pilotos a mecânicos, serão testados antes de viajarem para o local do grande prémio e que novos exames serão feitos de dois em dois dias.
O Mundial de Fórmula 1 vai arrancar com oito corridas em solo europeu, entre julho e setembro, numa temporada em que Carey espera realizar entre 15 a 18 provas.
Para já, são conhecidos os primeiros oito, os dois primeiros no Red Bull Ring de Spielberg, na Áustria, nos dias 05 e 12 de julho.
Segue-se, em 19 de julho, o Grande Prémio da Hungria e, depois, nova dupla jornada, em Silverstone, no Reino Unido, em 02 e 09 de agosto.
O GP de Espanha, na Catalunha, será em 16 de agosto. Segue-se a Bélgica, em Spa-Francorchamps, em 30 de agosto, e o GP de Itália, no circuito de Monza, em 06 de setembro.
Para já, as primeiras corridas não terão público nas bancadas.
O início do Mundial de F1 estava previsto para o dia 15 de março, na Austrália, mas a prova foi cancelada devido à covid-19.
Ao todo, já foram canceladas ou adiadas 10 das 22 corridas da temporada
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 377 mil mortos e infetou mais de 6,3 milhões de pessoas em 196 países e territórios. Mais de 2,6 milhões de doentes foram considerados curados.
Formado na Júnior Team da Red Bull, o piloto português competiu diversas vezes com o tetracampeão mundial de Fórmula 1
Holandês liderou durante toda a corrida; o n.º 4 da McLaren foi 2.º classificado e Leclerc subiu ao último lugar do pódio em Austin
Os dois principais candidatos ao título mundial ficaram de fora logo na curva 1 após um incidente com Hülkenberg
Logo na curva 1, na sequência de um toque de Nico Hülkenberg no carro do australiano da McLaren
Encarnados lideram ranking de 100 clubes onde também constam Sporting, FC Porto e Sp. Braga
Harley Pearce, filho do ex-jogador e treinador inglês Stuart Pearce, perdeu a vida em Wiltshire, Inglaterra
Treinador deixou o Liverpool para se tornar diretor global de futebol da Red Bull
Yassir Zabiri marcou os golos que deram a vitória à seleção africana