Regra das duas paragens não foi do agrado da maioria dos pilotos
Numa tentativa de dar mais emoção a um grande prémio que muitas vezes não passa de um enorme bocejo, a Fórmula 1 mudou este ano as regras no Mónaco, mas a alteração não foi do agrado dos pilotos. Na corrida de ontem os carros eram obrigados a parar duas vezes nas boxes, o que frustrou algumas equipas, num traçado em que é praticamente impossível ultrapassar.
George Russell, que terminou em 11.º, depois de ter sido 'bloqueado' durante grande parte da prova pelo carro de Alexander Albon, não aprovou a alteração e deixou uma sugestão à FIA. "Definitivamente temos de pensar qual é a melhor solução aqui para o Mónaco. Foi bom testarmos estas solução das duas paragens, mas claramente não funcionou. Para todos os pilotos a qualificação é o ponto mais alto do fim de semana. Aceitamos isto? Não devia haver corrida, devia fazer-se uma qualificação no sábado e outra no domingo."
E continuou a explicar a sugestão: "O tipo que consegue a pole soma alguns pontos e ganha um pequeno troféu. O domingo soma mais alguns pontos. Isso [a qualificação] é o que mais gostamos. Penso que é o que vocês [jornalistas] mais gostam; 99 por cento das outras pessoas no Mónaco estão nos iates a beber champanhe e não querem saber."
O piloto britânico da Mercedes explicou que nas ruas do principado os carros andam muito devagar. "Pilotar 4 segundos abaixo do ritmo é muito fácil. Podes colocar aqui um carro de F2 que consegue bater-se com um F1. Sinceramente, não sei qual é a solução para este problema", acrescentou.
Carlos Sainz, que foi 10.º, também não gostou deste modelo com as duas paragens: "Estou um pouco desiludido com toda a corrida. O fim de semana mostra que a mudança para duas paragens não é nada. Estou muito desiludido com esta corrida e, na verdade, com o desporto em geral. Não fizemos uma corrida, fizemos o que quisemos", lamentou, falando depois em "manipulação" ao referir-se à quebra de ritmo estratégica dos carros da frente. "Se colocarem uma regra a proibir a manipulação da corrida com o ritmo dos pilotos, aí sim. Porque no final, está-se a manipular os resultados", atirou o piloto da Williams.
Max Verstappen adotou outra estratégia, mas o tiro saiu-lhe pela culatra. O holandês da Red Bull fez uma paragem, mas depois esperou por um acidente e a consequente entrada do safety car, que não chegou a acontecer. Para cumprir o regulamento, na última volta teve de ir à boxe e perdeu a liderança para Lando Norris. "Não se consegue ultrapassar aqui, independentemente do que se faça. Uma paragem, dez paragens...", referiu o campeão do Mundo em título "Hoje em dia, com um carro de F1 só consegues passar um carro de F2 por aqui. Entendo [a mudança das regras], mas acho que não funcionou. A dada altura parecia o Mario Kart. Temos de instalar coisas no carro, talvez se possa atirar bananas pela pista..."
O GP do Mónaco está no calendário há 82 anos e vai continuar pelo menos até 2031.
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