Empréstimo pode tramar Nick De Vries: holandês pode ficar sem metade dos rendimentos vindos da F1

Empresário holandês exige que o piloto lhe ceda 50% do que ganhar no campeonato

• Foto: Getty Images

A história de Nick De Vries e a forma como garantiu a sua entrada na Fórmula 1 é digna de um filme de Hollywood. Afinal de contas, o holandês viu uma oportunidade cair-lhe do céu - por conta da doença de Alex Albon em Monza -, aproveitou-a e daí em diante foi sempre a subir até garantir um tão desejado acordo para em 2023 pilotar oficialmente um AlphaTauri. Tudo parecia perfeito, até que esta semana surgiu um problema que se pode revelar mesmo um caso bem bicudo...

Tudo porque um empresário do sector imobiliário holandês o colocou em tribunal, alegando que o piloto não cumpriu o que foi acordado entre as duas partes em 2018. Na altura, segundo detalha a imprensa holandesa, Jeroen Schothorst aceitou apoiar a entrada de De Vries no Mundial de Fórmula 2 - para a equipa Prema -, emprestando-lhe 250 mil euros, que seriam pagos com uma taxa de juro anual de 3%. Além desse empréstimo, no acordo assinado entre as partes estaria patente que Schothorst teria direito a metade dos ganhos do piloto quando este chegasse à Fórmula 1. Se tal sucedesse até 2022.

E é aqui precisamente que reside a discórdia: De Vries chegou efetivamente à Fórmula 1 em 2022, mas apenas como piloto de substituição e não como piloto efetivo. Por isso, é do seu entendimento que essa corrida não conta para o acordo, já que apenas conseguiu um lugar no paddock em definitivo para este ano. Já Schothors tem um entendimento contrário e tenciona fazer a sua posição em tribunal.

De Vries tentou chegar a um acordo paralelo, oferecendo-se a devolver na íntegra os 250 mil euros - já terá pago 190m€ -, mas o empresário recusou e insiste que tem direito aos tais 50% dos ganhos do piloto na Fórmula 1. Uma verba que seria considerável, até porque com o contrato assinado com a AlphaTauri é provável que o vencimento do piloto de 27 anos supere facilmente o milhão de euros anuais.

A situação chegará a tribunal e já há data marcada para a audiência: 3 de fevereiro, no Tribunal de Amesterdão. Curiosamente no mesmo dia em que, em Nova Iorque, a AlphaTauri irá apresentar o carro para 2023.

Por Fábio Lima
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