Gestores da elite do automobilismo pretendem ajudar as equipas mais fracas
A Formula One Management (FOM), a Federação Internacional do Automóvel (FIA) e as equipas da Fórmula 1 vão reunir-se para debater um novo sistema de pontos, que beneficiaria as equipas mais modestas do pelotão.
Este novo formato, a ser implementado, irá apenas alterar os pontos do sétimo lugar para baixo, fazendo com que a última posição pontuável seja o 12.º posto. Assim, em vez de terminar na 10.ª posição (1 ponto) que figura atualmente, também o 11.º e 12.º lugares conseguirão levar pontos para casa, com estes a serem distribuídos de forma mais dispersa pelo top 12, a partir do 8.º lugar: 8.º/5pts; 9.º/4pts; 10.º/3pts; 11.º/2pts; 12.º/1pts.
Os pontos até ao 8.º posto continuarão na mesma, ou seja, 1.º (25), 2.º (18), 3.º (15), 4.º (12), 5.º (10), 6.º (8) e 7.º (6).
Para esta proposta ser aplicada no Mundial, pelo menos cinco equipas terão de concordar com a medida que também terá que ser aprovada pela FOM e pela FIA. De momento, o feedback das escuderias é positivo e tudo indica que a nova medida será efetivamente implementada, sendo que mesmo as equipas do topo da tabela não estão a contrariar a novidade, por agora.
Fred Vasseur, chefe da Ferrari (2.ª no Mundial), já apoiou a decisão. "Não sou contra. E vindo da Alfa Romeo, compreendo perfeitamente. Por vezes é frustrante estarmos a fazer um mega fim de semana, mas se não houver nenhum DNF à nossa frente, acabamos em 11.º e a recompensa é zero", explicou o técnico da potência italiana.
Do outro lado da tabela, o chefe da RB (6.ª no Mundial), Laurent Mekies, concorda com a inovação na sua totalidade. "É claro que vou apoiar isso! Achamos que a ideia está a cumprir todos os pontos positivos, sem praticamente nenhuma desvantagem, por isso esperamos que seja aprovado", destacou Mekies.
Autor: F.S.
Antigo piloto alemão foi o único que superou o britânico no seu auge, ambos com o mesmo carro
Piloto britânico teve uma época de estreia na Ferrari para esquecer
Austríaco ajudou Sebastian Vettel e Max Verstappen a tornarem-se tetracampeões
Piloto britânico sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez na carreira
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo