O finlandês Mika Hakkinen anunciou o seu abandono, definitivo, das pistas de Fórmula 1.
Depois de se ter sagrado bicampeão do Mundo, em 1998 e 1999, o "Finlandês Voador" foi incapaz de, nas duas temporadas seguintes, combater o seu grande adversário, Michael Schumacher.
2001 foi mesmo a última temporada de Hakkinen na F1, a sua vitória no GP de Indianápolis ficará na história como o derradeiro triunfo na modalidade máxima do desporto motorizado. Por outro lado, este abandono garantiu a continuidade de David Coulthard e de Kimi Raikkonen como pilotos da McLaren-Mercedes na temporada de 2003.
Natural de Helsínquia, Mika, ainda jovem, revelou um especial talento para os desportos motorizados. Entre 1974 e 1986, sagrou-se cinco vezes campeão nacional finlandês de karting, seguindo-se os títulos na Fórmula Ford e na Fórmula 3. A chegada à Fórmula 1 aconteceu em 1991, quando assinou pela Lotus, e em 1993, passava para a McLaren, substituindo Ayrton Senna.
Sem ter tido um ínicio fulgurante na F1, Hakkinen permaneceria na escuderia britânica por nove temporadas. Em 1995, um aparatoso acidente, no GP da Austrália, quase terminava com uma carreira que começava, finalmente, a mostrar sinais de vir a ser promissora. Na temporada seguinte, Hakkinen classificou-se em quinto no Mundial, alcançando a primeira vitória no GP da Europa (Jerez), em 1997. Os dois anos seguintes seriam de glória, alcançando o título mundial duas vezes. No entanto, com a chegada de Schumacher à Ferrari, o seu "reinado" na F1 entraria em declínio, abandonando a modalidade, supostamente apenas por um ano, em 2001.
As razões do abandono
Hakkinen quer "passar mais tempo com a família" para "poder ver o filho crescer". Depois de ter alcançado dois títulos mundiais e 24 vitórias, em 145 GP disputados, o finlandês considera "ter passado por muito na F1" e "não valer a pena abusar da sorte". O receio de se "poder magoar", como aconteceu em 1995, foi um dos motivos apresentados na hora do adeus definitivo.
Esta foi uma decisão que o piloto considera "dolorosa", mas que depois da "visita à McLaren no GP do Mónaco" lhe pareceu "ser acertada".
Hakkinen despede-se, aos 33 anos, com um "obrigado a todos".
Quem é quem
Nome: Mika Pauli Hakkinen
Data de nascimento: 28 de Setembro de 1968
Local de nascimento: Helsínquia, Finlândia
Palmarés: Duas vezes campeão do Mundo de F1 (1998, 1999) com 24 triunfos em 145 GP disputados; Campeão nórdico de Fórmula Ford (1988); Campeão britânico de Fórmula 3 (1990); pentacampeão finlandês de karting, entre 1974 e 1986
Antigo piloto alemão foi o único que superou o britânico no seu auge, ambos com o mesmo carro
Piloto britânico teve uma época de estreia na Ferrari para esquecer
Austríaco ajudou Sebastian Vettel e Max Verstappen a tornarem-se tetracampeões
Piloto britânico sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez na carreira
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam