Hamilton tem futuro nas mãos: a cláusula que impede a Ferrari de intervir caso piloto queira continuar em 2027

Cláusula contratual garante ao piloto britânico a possibilidade de seguir na escuderia italiana para lá do acordo para dois anos, se assim pretender

Lewis Hamilton tem futuro na Ferrari nas mãos
Lewis Hamilton tem futuro na Ferrari nas mãos • Foto: Lusa/EPA

Lewis Hamilton continua sem convencer ao serviço da Ferrari. O sete vezes campeão do mundo é atualmente o 6.º classificado no campeonato de pilotos e o desempenho aquém do esperado na equipa de Miranello levou o próprio piloto a colocar em causa a sua continuidade no Cavalinho Rampante. "O sou sempre eu... Sim, sou um inútil. Totalmente inútil. A equipa não tem qualquer problema. Basta ver que o carro está na pole. Provavelmente precisam de mudar de piloto", disse experiente piloto britânico, de 40 anos, após ter falhado o acesso à Q3 na fase de qualificação para o Grande Prémio da Hungria, num dia em que o companheiro de equipa garantiu a 'pole position'.

Esta terça-feira, o jornal italiano 'La Gazzetta dello Sport' divulgou detalhes do contrato que o heptacampeão mundial assinou com a Ferrari e, segundo a publicação, as duas partes assinaram um contrato válido por dois anos com mais um de opção, sendo que este terceiro ano opcional estará totalmente dependente da vontade de Lewis Hamilton e não da Ferrari. Não percebeu? Passamos a explicar. De acordo com esta fonte, existe uma cláusula contratual que dá a Lewis Hamilton toda a liberdade para ser ele mesmo decidir se continua ou não na Ferrari em 2027, retirando à escuderia italiana qualquer possibilidade de negociação em caso de insatisfação com o desempenho do piloto britânico.

Fruto dos resultados até ao momento alcançados, Lewis Hamilton está a 42 pontos do companheiro de equipa Charles Leclerc, neste momento 5.º colocado no campeonato de pilotos, com 151 pontos. Vencedor da corrida de sprint para o Grande Prémio da China - o ponto mais alto do britânico ao serviço da Ferrari -, Lewis Hamilton ainda não marcou presença em nenhum pódio esta temporada, mas conta com três 4.ºs lugares (Emilia-Romagna, Áustria e Grã-Bretanha) e dois 5.ºs (Bahrain e Monaco).

Por Sérgio Magalhães
1
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Fórmula 1 Notícias
Notícias Mais Vistas