Piloto britânico gastou 1.18,887 minutos para percorrer os 5,793 quilómetros do traçado de Monza
O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) fez este sábado a volta mais rápida da história da Fórmula 1, que lhe valeu a conquista da 'pole position' para o Grande Prémio de Itália, que se disputa domingo.
O campeão mundial em título gastou 1.18,887 minutos para percorrer os 5,793 quilómetros do traçado de Monza, deixando o segundo classificado e companheiro de equipa, o finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) a 69 milésimos de segundo.
Com este resultado, Hamilton assegurou a sexta 'pole position' da temporada, em oito corridas, sétima em Itália e 94.ª da carreira, sendo o piloto que mais vezes partiu do primeiro lugar da grelha na história da competição.
A surpresa do dia foi o terceiro lugar do espanhol Carlos Sainz (McLaren), a 808 milésimos de Hamilton, enquanto a deceção do dia ficou para a equipa da casa, a Ferrari.
O alemão Sebastian Vettel nem sequer passou da primeira fase da qualificação, falhando um lugar entre os 15 mais rápidos.
O companheiro de equipa na escuderia italiana, o monegasco Charles Leclerc, não fez muito melhor, ficando-se pela segunda qualificação - "o melhor que consegui", desabafou aos mecânicos - ficando em 13.º.
As dificuldades da Ferrari ficaram bem patentes neste circuito, com os carros do 'cavallino rampante' a acusarem falta de potência e demasiado arrasto aerodinâmico, fazendo com que, pela primeira vez desde 1984, os dois carros da equipa ficassem fora dos 10 primeiros lugares da grelha em Monza.
Esta foi a primeira corrida sob a regra que dita a ausência do 'party mode', ou modo festa, uma configuração específica de motor utilizada apenas para as sessões de qualificação e que os responsáveis da Fórmula 1 acreditavam que dava vantagem à Mercedes.
No entanto, a escuderia alemã respondeu nas redes sociais de forma pragmática: "Não há festa, não há problema".
A diferença dos dois Mercedes para a restante concorrência foi de quase um segundo, o que na Fórmula 1 é quase uma eternidade. A volta de Hamilton foi concluída a uma média de 264,362 km/h, superando em dois km/h o anterior recorde.
O Grande Prémio de Itália de Fórmula 1 disputa-se no domingo e é a oitava corrida da temporada.
Lewis Hamilton lidera o campeonato, com 47 pontos de vantagem sobre o holandês Max Vertappen (Red Bull), que não foi além da quinta posição da grelha de partida.
Autódromo Nacional de Monza voltou a ser palco de um espetáculo sem igual na F1
Holandês largou da pole position, chegou a perder a liderança, mas fez uma corrida sublime e conquistou a 3.ª vitória da temporada
Tetracampeão mundial alcançou a 45.ª pole position pela Red Bull, deixando marca de Sebastian Vettel para trás
Piloto francês, que tem um relacionamento com a portuguesa Kika Cerqueira Gomes, estar muito orgulhoso pela renovação
Filho do extremo do Barcelona foi ignorado por mascote no parque de diversões parisiense
Revelação caricata de Allan Nyom sobre o dianteiro colombiano
Internacional dinamarquês está à procura de clube depois de ter terminado contrato com o Manchester United
Bobo Baldé, que esteve na final da Taça UEFA de 2003, entre Celtic e FC Porto, terá sido atropelado e esmurrado por pais antes de ser levado pela polícia