O piloto neerlandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou este sábado a 'pole position' para o Grande Prémio da Holanda de Fórmula 1, 13.ª prova do Campeonato do Mundo.
O atual bicampeão mundial realizou o melhor tempo ao 'cair do pano', rodando em 1.10,567 segundos, deixando o britânico Lando Norris (McLaren) em segundo, a 0,537 segundos, e o também britânico George Russell (Mercedes) em terceiro, a 0,727.
A derradeira fase da qualificação, a Q3, foi interrompida por duas bandeiras vermelhas, devido aos despistes de Logan Sargeant (Williams), primeiro, e de Charles Leclerc (Ferrari), depois.
A sessão ficou marcada pela chuva que encharcou a pista ao início da tarde, com o asfalto a secar progressivamente ao longo da tarde, até permitir a utilização de pneus de piso seco.
Quem não se adaptou foi o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), que, pela segunda vez este ano, foi eliminado na Q2, terminando em 13.º.
Verstappen impôs-se nas três fases da qualificação. Fernando Alonso (Aston Martin) ainda ameaçou lutar pela 'pole', mas o acidente de Leclerc obrigou ao cancelamento da volta do piloto espanhol, que vinha com os melhores parciais nessa altura.
Liam Lawson (Alpha Tauri), que este fim de semana substitui Daniel Ricciardo, que fraturou o pulso esquerdo na sequência de um despiste, na sexta-feira, foi o 20.º e último classificado.
Esta foi a terceira 'pole' consecutiva de Verstappen no seu GP caseiro, oitava da temporada, em 13 corridas.
O piloto neerlandês chega a esta prova na liderança do campeonato, com 314 pontos, após 10 vitórias em 12 corridas disputadas.
Antigo piloto alemão foi o único que superou o britânico no seu auge, ambos com o mesmo carro
Piloto britânico teve uma época de estreia na Ferrari para esquecer
Austríaco ajudou Sebastian Vettel e Max Verstappen a tornarem-se tetracampeões
Piloto britânico sagrou-se campeão mundial de Fórmula 1 pela primeira vez na carreira
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam