Piloto da Red Bull bateu o britânico Lando Norris (McLaren) por 0,065 segundos
O piloto holandês Max Verstappen (Red Bull) conquistou este sábado a terceira pole position da temporada, 43.ª da carreira, ao ser o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio de Miami de Fórmula 1, sexta ronda de 2025.
Verstappen, que liderou a sessão desde a primeira das três fases da sessão, fez a sua melhor volta em 1.26,204 minutos, batendo o britânico Lando Norris (McLaren) por 0,065 segundos, com o estreante italiano Kimi Antonelli (Mercedes) a surpreender ao garantir o terceiro posto da grelha de partida, a 0,067 segundos de Verstappen.
Esta foi a terceira pole da temporada para o neerlandês, que já tinha largado da primeira posição da grelha no Japão e na Arábia Saudita.
"Foi uma grande qualificação, melhorámos o carro, o que me permitiu virar melhor. Consegui ir procurando mais o limite. Correu bem. Estou muito contente por estar na pole", comentou o tetracampeão mundial, que foi pai de uma menina na quinta-feira.
Ao contrário do que aconteceu anteriormente na corrida sprint deste sábado, desta vez a chuva não apareceu, mas está prevista essa possibilidade para a corrida de domingo.
"Não sei como estará o tempo. É a melhor posição possível, vamos tentar maximizá-la", sublinhou o piloto da Red Bull.
Max Verstappen garantiu o melhor tempo na primeira de duas tentativas da Q3, mas com apenas 0,003 segundos de vantagem sobre Norris.
Na derradeira tentativa ainda cometeu um erro no primeiro setor, mas conseguiu melhorar o seu tempo em mais de duas décimas de segundo.
Lando Norris também cometeu um erro e não foi além da segunda posição.
"Parabéns ao Max, especialmente agora que é pai. Não cumpri, mas senti-me melhor do que nos últimos dois fins de semana. Vamos ver o que fazemos na primeira curva", comentou.
Kimi Antonelli surpreendeu o australiano Oscar Piastri (McLaren), líder do campeonato, nos últimos instantes, arrebatando-lhe o terceiro lugar da grelha.
"Não tive uma volta limpa como ontem, mas a última volta foi boa. As diferenças estão muito apertadas. Se conseguirmos ganhar umas décimas, subimos logo algumas posições", explicou.
Dececionante foi a prestação do britânico Lewis Hamilton (Ferrari). O sete vezes campeão mundial tinha sido o terceiro classificado na corrida sprint deste sábado mas acabaria por ser eliminado ainda na Q2, terminando em 12.º.
Formado na Júnior Team da Red Bull, o piloto português competiu diversas vezes com o tetracampeão mundial de Fórmula 1
Holandês liderou durante toda a corrida; o n.º 4 da McLaren foi 2.º classificado e Leclerc subiu ao último lugar do pódio em Austin
Os dois principais candidatos ao título mundial ficaram de fora logo na curva 1 após um incidente com Hülkenberg
Logo na curva 1, na sequência de um toque de Nico Hülkenberg no carro do australiano da McLaren
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Estava desempregado desde 2024
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus