Turning it right up to the max
Congratulations @Max33Verstappen on taking it to another level this season Time to get the party started! #2TheMax #F1 pic.twitter.com/Hv3cRUQRQ0
Holandês recebeu confirmação de que era bicampeão mundial quando falava na 'flash-interview'. Título ainda carece de confirmação oficial por parte da FIA
Turning it right up to the max
Congratulations @Max33Verstappen on taking it to another level this season Time to get the party started! #2TheMax #F1 pic.twitter.com/Hv3cRUQRQ0
MAX VERSTAPPEN EST DONC DOUBLE CHAMPION DU MONDE !
Nouvelle confusion totale…#F1 #JapaneseGP pic.twitter.com/XFVSO9v2c4
Leclerc acaba por ser penalizado em 5 segundos após luta com Pérez já perto da chegada da meta e Verstappen afinal sagra-se bicampeão mundial de Fórmula 1 no Japão.
1 minuto para o final: Estamos na volta 27, o que significa que atingimos os 50% de voltas do Grande Prémio do Japão. Pontuação será distribuída para os 9 primeiros classificados.
2 minutos para o final: Verstappen pergunta à equipa se deve ir às boxes para colocar um novo conjunto de pneus. Via rádio, a equipa diz ao holandês para manter-se em pista. Na luta pelo 2.º lugar, Leclerc e Pérez continuam a travar uma grande batalha, com o monegasco, para já, a segurar-se na vice-liderança.
5 minutos para o final: Verstappen lidera tão confortavelmente que está a dois segundos de ter uma paragem de borla para tentar conseguir a volta mais rápida no Japão. Um pouco atrás, Pérez continua a pisar os calcanhares do Ferrari de Leclerc.
8 minutos para o final: Pérez aproxima-se de Leclerc e 'ameaça' o 2.º lugar em Suzuka. O monegasco tem vindo a perder tempo para Verstappen, que já lidera com uns espantosos 18 segundos de diferença. Quem tem aproveitado a luta entre Hamilton e Ocon é Vettel, que já está a quatro segundos do britânico.
10 minutos para o final: Zhou faz, surpreendentemente, a volta mais rápida da sessão até ao momento logo após colocar um novo conjunto de pneus intermédios. Entretanto, Hamilton está um pouco mais distante de Ocon, seguindo agora a cerca de meio segundo do francês. Já Russell continua a recuperar lugares e segue agora em 8.º, atrás de Alonso.
12 minutos para o final: Se tudo continuar assim até ao final, Verstappen não se sagrará campeão mundial de Fórmula 1 hoje.
14 minutos para o final: Hamilton e Ocon continuam a dar tudo na luta pelo 4.º lugar. Velocidade de ponta do Alpine está a tornar tudo mais difícil, juntando as condições não muito favoráveis da pista.
16 minutos para o final: Vettel e Alonso protagonizam uma daquelas lutas à antiga. Longe dos anos em que lutavam por vitórias, alemão e espanhol lutam em Sukuza por um lugar entre o top-5. Para já, Vettel é 6.º colocado, com Alonso bem próximo da traseira do Aston Martin.
18 minutos para o final: Hamilton muito cauteloso na hora de ultrapassar Ocon. O britânico está há algumas voltas atrás do piloto francês da Alpine, mas ainda não conseguiu levar a melhor sobre o adversário. Lá na frente, Verstappen já lidera com mais de 12 segundos para Leclerc, que tem quatro segundos de vantagem sobre Pérez (3.º).
"That was a nice move"
George Russell commentating on his own driving
The Briton is past Tsunoda and into the top 10 with 20 mins left to race! #JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/hQyNJDEvMk
22 minutos para o final: Hamilton pressiona Esteban Ocon na luta pelo 4.º lugar. O piloto britânico está a três décimas (+0.3s) do francês. Entretanto, lá atrás, George Russell, companheiro de equipa do heptacampeão mundial, consegue subir um lugar na grelha e é agora 10.º colocado.
24 minutos para o final: A partir de agora há pontos para os 9 primeiros. Verstappen já tem possibilidades de sagrar-se bicampeão mundial de Fórmula 1. Para isso, Leclerc terá de não conseguir fazer melhor do que um 5.º lugar. Para já, o monegasco é 2.º classificado, a +7.6s do holandês.
28 minutos para o final: Decisão da Haas hipotecou a possibilidade de Mick Schumacher fazer um brilharete neste Grande Prémio do Japão. O jovem piloto alemão tem sido ultrapassado por todos os carros que têm pneus intermédios. Entretanto, é precisamente Schumacher quem é chamado às boxes para trocar de pneus.
33 minutos para o final: Verstappen regressa à liderança da corrida, depois de ultrapassar Mick Schumacher (Haas), um dos dois pilotos em pista ainda com pneus de chuva - Zhou (Alfa Romeo) é o outro.
35 minutos para o final: Vettel fez cor púrpura nos dois primeiros setores e Verstappen e Leclerc entraram logo para as boxes. Holandês e monegasco também já têm pneus com banda verde nos seus carros. Entretanto, Alonso lidera, seguido por Riccardo e Schumacher, que ainda não pararam desde o recomeço.
37 minutos para o final: Pilotos da cauda do pelotão começam a mudar para pneus intermédios. Entretanto, Hamilton comunica via rádio que a pista está a pedir pneus de chuva e não intermédios.
39 minutos para o final: Vettel é o primeiro a arriscar e mete conjunto de intermédios no Aston Martin. O alemão segue no 17.º posto, apenas à frente de Latifi, que entretanto também já colocou intermédios.
Faltam 39 minutos para o final da corrida.
Max Verstappen sugere pneus intermédios, mas teme que caia para o fim do pelotão.
Valtteri Bottas (Alfa Romeo) é, para já, o primeiro piloto a mostrar uma opinião divergente dos restantes pilotos que já deram a conhecer a sua posição quanto ao recomeço da corrida. "Ainda está difícil para ver se tivermos alguns carros à frente", atirou o finlandês via rádio.
Já estamos em corrida atrás do Safety Car. Por agora os pilotos indicam que as condições estão aceitáveis.
Saem todos com pneus de chuva, atrás do Safety Car. Vamos ver se temos efetivamente corrida ou não. Estas primeiras voltas tudo decidirão...
As equipas preparam-se para tirar as mantas dos pneus. Vamos ter o recomeço daqui a nada...
Facto: @Max33Verstappen já SÓ PODE SER CAMPEÃO HOJE caso @SChecoPerez e @Charles_Leclerc abandonem e ele vença.
Caso contrário já não é possível completar 75% do GP e por isso os pontos não podem ser atribuídos na íntegra. pic.twitter.com/oXZ025WIaY
A direção de corrida indica que a corrida será reiniciada dentro de 10 minutos.
Já estamos com menos de uma hora de margem para se voltar a correr. A chuva, ao que parece, vai intensificar-se dentro de meia hora. Provavelmente... não vamos ter corrida!
O medical car entra na pista para ver as condições. Temos 1h10 horas de tempo útil para ter corrida...
Radar diz que chuva continuará forte durante mais 30 minutos e que não deixará de cair até às 16:25 locais. As possibilidades de haver corrida hoje descem dos 50% (temos apenas 75 minutos para o limite das 3 horas) pic.twitter.com/M3uH1M7jGL
radar via @Rodolfoar07
"Que raio. Como é que isto aconteceu? Perdemos uma vida há uns anos. Arriscamos as nossas vidas, especialmente em condições como estas. Queremos correr, mas isto é inaceitável", escreveu o britânico, fazendo alusão ao incidente que tirou a vida a Jules Bianchi precisamente no GP do Japão de 2014.
Wtf. How’s this happened!? We lost a life in this situation years ago. We risk our lives, especially in conditions like this. We wanna race. But this… Unacceptable.
O piloto da Alpha Tauri superou os 250km/h quando estava em bandeira vermelha. Segundo a nota, o momento do excesso de velocidade sucedeu após o acidente que provocou a interrupção da prova.
Clarified. #F1 Gasly being investigated pic.twitter.com/TaVhQTe8Vo
Ainda chove bastante e temos rios a correr pelo pitlane… é preciso que a chuva diminua um pouco para recomeçar a corrida #F1naSPORTTV pic.twitter.com/qxxUfBY2jY
Dificilmente teremos um Grande Prémio completo esta manhã, por isso é hora de olhar às possíveis distribuições de pontos com base na percentagem de corrida que seja efetivamente completada.
Mais de uma hora passou desde o início da corrida e já temos o relógio a contar de forma decrescente. A corrida terá de acabar pelas 9h04 (hora de Lisboa).
Mario Isola, diretor da Pirelli, sobre pneus de chuva extrema:
"Podemos fazer um pneu que funcione com mais água. Mas é difícil, pois todo mundo foca em testar slicks, ningúem quer testar pneus de chuva, pois acham perda de tempo. Pneu de chuva só é imporante quando precisam" pic.twitter.com/uA0muovdTY
Se acordou há pouco e apenas chegou agora ao nosso direto de acompanhamento, saiba que pouco perdeu. Um acidente violento, dois abandonos (Carlos Sainz e Alex Albon), uma proteção de barreira perdida no meio da pista, um trator que pregou um enorme susto a Pierre Gasly... e pouco mais. Se quiser recapitular antes do esperado reinício, é só fazer 'scroll' na página deste direto.
Um vídeo captado da bancada mostra o acidente sofrido por Carlos Sainz e o posterior momento em que a proteção da barreira se desprende e acaba na pista. Incrível como ninguém bateu no espanhol e nessa mesma barreira, pelo menos numa primeira fase, porque depois Pierre Gasly acabou efetivamente por ter um encontro imediato com esse objeto perdido.
Vamos ter + 30mins de espera!#sporttvportugal #F1naSPORTTV #F1 #Formula1 #JapaneseGP pic.twitter.com/ebeUJzN6ru
Praticamente uma hora passou e continua tudo na mesma.
Ainda não será às 6h50 que a corrida recomeçará. A direção de corrida comunica que o recomeço foi suspenso e deverá nos próximos minutos dar novas indicações. Os pilotos e carros já estavam na grelha para o recomeço.
O recomeço será em volta lançada e, para mais, haverá pelo menos uma volta atrás do Safety Car. Todos os pilotos estão obrigados a equipar pneus de chuva.
Alex Wurz, presidente da Associação de Pilotos, deixa clara a sua insatisfação perante o sucedido com o francês há pouco. "Temos de discutir o facto de um trator ter estado na pista. Vamos ser diretos: isto NÃO pode acontecer, rapazes", escreveu austríaco nas redes sociais.
I think we need to discuss a tractor on track..... we can keep it short: this must NOT happen guys
Temos novidades vindas de Suzuka e o corrida arrancará pelas 6h50 (hora de Lisboa).
Race will resume at 14:50 local time (in 15 minutes). Rolling start #F1 #JapaneseGP
O piloto francês estava bastante desagradado no rádio e esta é a razão...
I cannot believe what I've just witnessed. At Suzuka of all places https://t.co/OmIpiYQu86
O medical car entra na pista para ver as condições do traçado. Veremos se teremos novidades...
Vinte minutos passaram desde que foi mostrada a bandeira vermelha e as condições estão a piorar. Vamos ver quando (ou se...) a corrida irá recomeçar.
Gasly apanha parte das barreiras do acidente de Sainz!#sporttvportugal #F1naSPORTTV #F1 #Formula1 #JapaneseGP #PierreGasly pic.twitter.com/uPMj1P8acu
Stroll fez este arranque parecer fácil #sporttvportugal #F1naSPORTTV #F1 #Formula1 #JapaneseGP #LanceStroll pic.twitter.com/JMcFfmc8Cj
Tudo à espera de novidades na via das boxes...
We still have a red flag here at Suzuka
Here's how things stood as the drivers returned to the pit lane #JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/xENkA7EtJM
Os carros estão na via das boxes à espera do término dos procedimentos de segurança, tanto para remoção dos carros das zonas em que ficaram, mas também para corrigir uma barreira.
Radar sobre Suzuka. Mais chuva a caminho. pic.twitter.com/8rKxonuDnQ
— _¯_¯ Mu?n?d?i?a?l? ? F??1?? _¯_¯ (@f1rtp) October 9, 2022
Sainz Out #sporttvportugal #F1naSPORTTV #F1 #Formula1 #JapaneseGP #CarlosSainz pic.twitter.com/mSwAXXR73L
3/53 - E a corrida está interrompida... As condições da pista, para lá da presença de dois carros parados, motivam esta decisão. Os pilotos recolhem à via das boxes e nesta fase podem trocar de pneus se assim o entenderem.
2/53 - Temos safety car em pista por conta dos dois acidentes de há pouco. As condições de pista está bastante complicadas, com vários pilotos a não conseguirem evitar fazer piões.
Arranque renhido entre Leclerc e Verstappen #sporttvportugal #F1naSPORTTV #F1 #Formula1 #JapaneseGP pic.twitter.com/P8tvvs9kOo
1/53 - Nem uma volta foi completada e já temos dois abandonos: Carlos Sainz Jr. perdeu o controlo do seu Ferrari e despistou-se. Momentos depois, foi Alex Albon a ficar na gravilha.
1/53 - Começo muito agitado, com Max Verstappen a ser surpreendido no arranque por Charles Leclerc. O monegasco consegue assumir a liderança, mas o holandês responde por fora e recupera a ponta.
Agora seguem-se 53 (ou 2 horas de corrida) ao traçado de Suzuka!
Os pilotos saem para a volta de formação.
Há previsões de que a chuva comece a cair com alguma intensidade dentro de meia hora. Vamos ter 'festa'...
O piso está molhado, mas neste momento não há chuva a cair. Ainda assim, é provável que tenhámos alguma água a cair durante a corrida. O que, a confirmar-se, poderá tornar esta corrida em algo imprevisível.
Vão sendo feitos os derradeiros procedimentos antes do arranque da corrida, que terá Pierre Gasly a sair da via das boxes. O Alpha Tauri do francês foi 'tocado' em parque fechado e, por isso, acabou sancionado.
A discussão pela pole position em Suzuka foi das mais renhidas da história, com os dois primeiros a ficarem separados por apenas 10 milésimos de segundo. Levou a melhor Max Verstappen, com 1:29.304, contra os 1:29.314 de Charles Leclerc e 1:29.361 de Carlos Sainz. A completar a segunda fila estará ainda Sergio Pérez (1:29.709).
Bom dia! Sejam bem-vindos ao direto de acompanhamento do Grande Prémio do Japão de Fórmula 1, a 18.ª etapa do Mundial, que poderá acabar com a definição do campeão. Max Verstappen, o detentor do título, tem o seu segundo 'championship point' e depende só de si para ser campeão.
Mundial de Fórmula 1 vai decidir-se este fim de semana em Abu Dhabi
Piloto franco-argelino sobe da Racing Bulls para substituir Yuki Tsunoda
Senador Matt Canavan questionou o Secretário dos Transportes sobre a situação
Primeiro Gianpiero Lambiase e depois Helmut Marko. Em causa a ultrapassagem de Lando Norris no Qatar
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom