Piloto holandês vai partir à frente de Oscar Piastri e Lando Norris
Depois de três primeiras sessões de treinos nas quais parecia estar longe do seu melhor, Max Verstappen repôs a 'normalidade', ao conquistar a pole position para o Grande Prémio da Emilia-Romagna, à frente de Oscar Piastri e Lando Norris.
Campeão em título, o holandês assegurou a sua sétima 'pole' consecutiva da época (tem 100% de aproveitamento), mercê de uma sessão de qualificação na qual dominou da Q1 à Q3. Na terceira, a decisiva, Max acabou com 74 milésimos para Oscar Piastri e 91 para Lando Norris. A fechar a segunda fila da grelha estará Charles Leclerc, que depois das boas indicações que deu nas anteriores sessões acabou por ficar a mais de dois décimos de Verstappen (1:14.970).
No campo das desilusões ficam Fernando Alonso, surpreendentemente afastado na Q1, para sair apenas de 19.º, e ainda Sergio Pérez, que partirá apenas de 11.º. No meio disto tudo, o mexicano é mesmo o pior da esfera Red Bull, já que os dois VCARB conseguiram ficar no top-10, com Yuki Tsunoda em 7.º (1:15.234) e Daniel Ricciardo em 9.º (1:15.504).
A corrida do Grande Prémio da Emilia-Romagna disputa-se no domingo, a partir das 14 horas.
Saiba quem fica de fora
A visão do economista Paulo Reis Mourão
Autódromo Nacional de Monza voltou a ser palco de um espetáculo sem igual na F1
Holandês largou da pole position, chegou a perder a liderança, mas fez uma corrida sublime e conquistou a 3.ª vitória da temporada
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele