Ni Amorim congratula-se com regresso da Fórmula 1 a Portugal

"É bom para a economia, é bom para o país e para a projeção do desporto automóvel", atira

Ni Amorim
Ni Amorim • Foto: DR

O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, congratulou-se esta terça-feira com o , em 2027 e 2028.

Em declarações à agência Lusa, Ni Amorim sublinha que este regresso da Fórmula 1 às pistas lusas, seis anos depois, "é bom para a economia, é bom para o país e para a projeção do desporto automóvel".

O Grande Prémio de Portugal vai voltar a integrar o Mundial de Fórmula 1, por dois anos, 2027 e 2028, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), seis anos depois, anunciou a organização do campeonato.

O acordo entre o Governo português e os promotores do campeonato foi hoje assinado em Londres, mas a data da realização do Grande Prémio só vai ser conhecida em junho de 2026, quando for definido o calendário do Campeonato do Mundo de 2027, sendo previsível que integre a 'temporada' europeia, durante a primavera.

"Devo agradecer ao Governo e ao primeiro-ministro trazer a Fórmula 1 para Portugal. A FPAK, naquilo que for útil e puder fazer, vai desempenhar o seu papel, em articulação com o AIA (Autódromo Internacional do Algarve)", assegurou o antigo piloto.

O presidente da FPAK disse ainda esperar que este anúncio abra a porta ao regresso de outras competições a Portugal.

"O AIA fica no mapa em termos de desporto motorizado mundial. E, tal como aconteceu em 2020 e 2021, acredito que outras corridas importantes, de outros campeonatos mundiais, possam voltar a competir em Portugal", concluiu.

Estas vão ser as 19.ª e 20.ªs edições do Grande Prémio de Portugal, novamente no Algarve, depois das corridas iniciais, em 1958 e 1960, no circuito da Boavista, no Porto, a de 1959 em Monsanto, em Lisboa, e entre 1984 e 1996 no Autódromo do Estoril, em Cascais.

A Fórmula 1 regressou a Portugal em 2020, após 24 anos de ausência do Mundial, na sequência da reorganização dos calendários devido à pandemia de covid-19, para a primeira de duas edições em Portimão, que vai voltar ao Mundial.

O britânico Lewis Hamilton, sete vezes campeão do mundo, então na escuderia Mercedes, venceu as duas últimas corridas.

Em 14 de agosto, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tinha revelado, durante a Festa do Pontal, do PSD, em Quarteira, que estava tudo encaminhado para o regresso do Grande Prémio de Portugal ao Algarve.

Por Lusa
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Fórmula 1
Notícias
Notícias Mais Vistas