"É bom para a economia, é bom para o país e para a projeção do desporto automóvel", atira
O presidente da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting (FPAK), Ni Amorim, congratulou-se esta terça-feira com o regresso do Campeonato do Mundo de Fórmula 1 a Portugal, em 2027 e 2028.
Em declarações à agência Lusa, Ni Amorim sublinha que este regresso da Fórmula 1 às pistas lusas, seis anos depois, "é bom para a economia, é bom para o país e para a projeção do desporto automóvel".
O Grande Prémio de Portugal vai voltar a integrar o Mundial de Fórmula 1, por dois anos, 2027 e 2028, no Autódromo Internacional do Algarve (AIA), seis anos depois, anunciou a organização do campeonato.
O acordo entre o Governo português e os promotores do campeonato foi hoje assinado em Londres, mas a data da realização do Grande Prémio só vai ser conhecida em junho de 2026, quando for definido o calendário do Campeonato do Mundo de 2027, sendo previsível que integre a 'temporada' europeia, durante a primavera.
"Devo agradecer ao Governo e ao primeiro-ministro trazer a Fórmula 1 para Portugal. A FPAK, naquilo que for útil e puder fazer, vai desempenhar o seu papel, em articulação com o AIA (Autódromo Internacional do Algarve)", assegurou o antigo piloto.
O presidente da FPAK disse ainda esperar que este anúncio abra a porta ao regresso de outras competições a Portugal.
Relacionadas
"O AIA fica no mapa em termos de desporto motorizado mundial. E, tal como aconteceu em 2020 e 2021, acredito que outras corridas importantes, de outros campeonatos mundiais, possam voltar a competir em Portugal", concluiu.
Estas vão ser as 19.ª e 20.ªs edições do Grande Prémio de Portugal, novamente no Algarve, depois das corridas iniciais, em 1958 e 1960, no circuito da Boavista, no Porto, a de 1959 em Monsanto, em Lisboa, e entre 1984 e 1996 no Autódromo do Estoril, em Cascais.
A Fórmula 1 regressou a Portugal em 2020, após 24 anos de ausência do Mundial, na sequência da reorganização dos calendários devido à pandemia de covid-19, para a primeira de duas edições em Portimão, que vai voltar ao Mundial.
O britânico Lewis Hamilton, sete vezes campeão do mundo, então na escuderia Mercedes, venceu as duas últimas corridas.
Em 14 de agosto, o primeiro-ministro, Luís Montenegro, tinha revelado, durante a Festa do Pontal, do PSD, em Quarteira, que estava tudo encaminhado para o regresso do Grande Prémio de Portugal ao Algarve.
Portugal regressa aos calendários da modalidade em 2027 e 2028
Zero apelida evento como "um espetáculo poluente que serve interesses privados e comerciais"
Principal Campeonato do Mundo de automobilismo vai regressar às pistas nacionais em 2027
Grande Prémio de Portugal estará de regresso em 2027 e 2028
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
Gala arranca às 17h, em Doha
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos