Oliver Bearman foi a estrela na Arábia Saudita

Britânico susbtituiu Carlos Sainz no GP da Arábia Saudita e terminou em sétimo lugar

• Foto: Epa/Lusa

Apesar de Max Verstappen ter sido o vencedor no Grande Prémio da Arábia Saudita, Oliver Bearman foi a grande estrela da segunda prova do Mundial de Fórmula 1. 

O britânico, que substituiu Carlos Sainz na Ferrari, com apenas uma sessão de treinos livres e uma sessão de qualificação, realizou uma grande estreia, conseguindo terminar em sétimo lugar. 

No final da corrida, Bearman revelou que ficou surpreendido com o facto de ser mais rápido a cada volta.

"Foi uma corrida fantástica, pressionei o tempo todo. Fiquei chocado com a velocidade que alcançei, estava a melhorar a cada volta. Foi incrível, principalmente no final, quando tinha dois pilotos [Lewis Hamilton e Lando Norris] com pneus macios atrás de mim. Não dava para relaxar. Eu estava sempre a olhar para os retrovisores e a dar o máximo, mas foi uma experiência emocionante", explicou o jovem italiano de apenas 18 anos.

Sobre o possível nervosismo que podia vir a sentir, o piloto, que corre pela Prema Racing na F2, explicou: "Surpreendentemente, não estava nervoso, foi como qualquer outra corrida. Na hora da partida, o procedimento é um pouco diferente da F2, mas quando a luz se apaga, concentrei-me no que está ao meu redor, e acho que fiz um bom trabalho."

O jovem também reconheceu o trabalho da equipa. 

"O carro estava a voar e é óbvio que isso é um grande bónus, mas acho que nós executamos uma corrida limpa, sem erros, e era exatamente o que queríamos", disse. 

Sobre Carlos Sainz, que no dia a seguir à cirurgia já se encontrava no circuito para assistir à corrida, o britânico revelou que foi bastante ajudado pelo espanhol. 

"Ele falou-me sobre o procedimento de saída, porque estava a usar o volante dele. Também me deu alguns conselhos e disse que estaria na box a ajudar-me durante a corrida", revelou. 

Bearman acabou mesmo por ser eleito o piloto do dia tendo impressionado não só os fãs, mas também os pilotos da Mercedes, Lewis Hamilton e George Russell, que esperaram que o estreante saísse do carro para o cumprimentar.

O chefe de equipa da Ferrari, Frederic Vasseur, também se revelou surpreendido pela falta de erros cometidos pelo piloto.

"O facto de ele ter feito um fim de semana curto, sem os primeiros dois treinos livres, e sem cometer nenhum erro, para mim é surreal. Fiquei completamente impressionado", afirmou. 

Apesar de não ter garantias de que estará em mais provas este ano, Bearman tem seis treinos livres programados com a Haas. Com esses treinos e os contratos de Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg a chegar ao fim em 2024, o britânico tem esperanças de conseguir um lugar na equipa em 2025.

"Espero que uma porta se abra, isso seria fantástico", confessou.

Com a sua estreia, Oliver Bearman tornou-se o piloto mais novo de sempre a correr pela Ferrari e o terceiro mais jovem a estrear-se na Fórmula 1, apenas atrás de Max Verstappen e Lance Stroll, que tinham 17 e 18 anos, respetivamente, quando fizeram a primeira corrida. No entanto, esta não foi a primeira vez que conduziu um F1. Em outubro de 2023, testou um Ferrari o que lhe deu a oportunidade de participar em duas sessões de treino com a Haas (GP México e GP Abu Dhabi).

Por Beatriz Euzébio

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Fórmula 1
Notícias
Notícias Mais Vistas