Todos se mostraram gratos pelas evoluções a nível de segurança, mas alguns deixaram reparos
Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio do Bahrein de Fórmula 1, mas o tema do dia não foi mais um triunfo do britânico, até porque vitórias do britânico começam até a ser algo já rotineiro. O destaque do dia foi mesmo o assustador acidente de Romain Grosjean, que deixou os fãs da modalidade agarrados ao ecrã, à espera que o piloto francês da Haas saísse da enorme bola de fogo que se criou após o impacto com as barreiras.
Ainda mal recuperados, os pilotos vão reagindo ao que sucedeu e as palavras são todas de surpresa, gratidão, mas também de preocupação.
Relacionadas
Daniil Kvyat (Alpha Tauri)
"A princípio fiquei irritado que ele se tenha atravessado à minha frente da forma como fez, mas mudei logo a opinião assim que vi as chamas e o que tinha acontecido nos meus espelhos. Fiquei mesmo preocupado. Foi um momento assustador. Fiquei a desejar que ele ficasse bem. Isto só me mostra o quão perigoso isto é"
Pierre Gasly (Alpha Tauri)
"Foi horrível. Quando vi as imagens fiquei em choque. Foi assustador, mas não tinha ideia de que um carro de Fórmula 1 pudesse partir-se daquela forma. Serviu para provar que o Halo funciona mesmo. Já lhe enviei uma mensagem a desejar-lhe as melhores. Espero que esteja bem, mas foi mesmo assustador"
Lewis Hamilton (Mercedes)
"Foi uma imagem chocante de se ver. Quando entro no carro sei dos riscos que corro. Respeito os perigos que temos neste desporto. Fiz uma publicação sobre isso porque foi assustador. O carro, o cockpit... Não faço ideia de quantos G's ele enfrentou, mas estou simplesmente grato pelo facto de o Halo ter funcionado. Podia ter sido muito pior, mas acho que isto serviu para nos lembrar a todos, a nós e a quem nos vê, que isto é um desporto perigoso. Estamos ali nos limites, mas tens sempre de os respeitar. Mostra o trabalho fantástico que tem sido feito na Fórmula 1, o que a FIA tem feito, especialmente pelo facto de ele ter saído do carro depois daquilo. Será investigado e sei que farão de tudo para que não se volte a repetir".
Max Verstappen (Red Bull)
"Foi assustador. Vimos a bandeira vermelha, mas na altura não significava imediatamente que fosse uma coisa má. Vi imensas chamas e pensei logo que não seria coisa boa. Felizmente que ele está bem e espero que recupere"
Sebastian Vettel (Ferrari)
"Não vi muitas vezes a imagens, principalmente porque não o quero. Mas um carro de Fórmula 1 e as barreiras não devem partir-se assim. Não devia acontecer aquilo e o carro não deveria ter-se incendiado daquela forma, por isso não sei o que aconteceu"
Lando Norris (McLaren)
"Muito feliz por ver o Grosjean sair daquilo. Que lutador. Não é uma coisa boa de se ver e espero que recupere bem e possa juntar-se a nós em breve"
Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo)
"É isto que eu amo. Foi com isto que sempre sonhei. É o nosso trabalho, com os seus riscos e alegrias. O que aconteceu hoje foi um milagre da tecnologia. As melhoras @RGrosjean e muito obrigado ao pessoal médico"
Carlos Sainz (McLaren)
"O mais importante de tudo é o Romain estar bem. Ver a bandeira vermelha e o carro incendiar-se sem saber nada foi uma experiência muito má. Dou graças a Deus pelo Romain ter saltado do carro. Quando voltou ao pit-lane, foi um grande alívio. Temos de continuar a aprender como tornar este desporto mais seguro. Este acidente prova que de cada vez que alguém entra numa dessas feras, coloca a sua vida numa situação comprometida. É algo que tem de ser respeitado. Hoje foi a prova de que acidentes bizarros ainda podem acontecer. Da minha parte, confio totalmente na FIA. A introdução do halo fez o desporto automóvel mais seguro e continua a mostrar a realidade face a críticas estúpidas de que é feio e pesado. O que todos queremos é ver o piloto sair do carro depois de dar um show da forma mais veloz e segura possível."
George Russell (Williams)
"Se o Halo não estivesse ali poderíamos ter tido um desfecho bem diferente. A forma como ele saiu foi incrível. A segurança evoluiu tanto nos últimos tempos e só devemos estar gratos"
Daniel Ricciardo (Renault)
"Quero expressar o meu desapontamento para com a Fórmula 1. A forma como o incidente do Grosjean foi transmitido e repetido vezes e vezes sem conta foi uma falta de respeito e de consideração para com a sua família e todas as outras que estavam a ver [o GP do Bahrain]. Vamos voltar a correr daqui a uma hora e sempre que olhamos para as televisões está uma bola de fogo e o carro dele cortado ao meio. Podemos ver isso amanhã, não precisávamos de ver isso hoje. Para mim, foi levado como um entretenimento, brincaram com as nossas emoções. Bem, felizmente também existiram outros pilotos que mencionaram isto. Sentir-me-ia muito surpreso se este não fosse o sentimento que todos os pilotos têm."
Valtteri Bottas (Mercedes)
"Quando existe um acidente em que tudo acaba bem para os pilotos, eles [F1] gostam de repetir [as imagens]. Sinto que as pessoas, os espetadores querem ver. Mas também existe um limite para tudo. Tudo poderia ter corrido de forma diferente, poderia não ter havido forma de retirá-lo do carro. Por isso, acho que deveria existir um limite. Eu estava a olhar para os ecrãs porque queria ver o que tinha acontecido. Uma vez que já tinha visto, tentei evitar [ver novamente], mas as imagens estavam a passar vezes e vezes sem conta. Se calhar é uma questão que se deva fazer aos fãs [de F1], se querem ou não ver a mesma coisa 20 vezes seguidas."
Sergio Pérez (Racing Point)
"Quando tive de abandonar a corrida custou, mas depois do que aconteceu hoje, colocas tudo em perspetiva. Mais pódio, menos pódio, não importa. O mais importante do dia é que o Romain está connosco e escapou daquele acidente. Penso que é uma boa lição para todos nós e para vermos o que somos capazes de melhorar nas próximas pistas, nos eventos futuros, para garantir que não voltamos a ver um acidente como este. Com a velocidade que ele atingiu é difícil fazer qualquer coisa, mas tenho a certeza de que poderá ser possível melhorar algumas coisas."
Autódromo Nacional de Monza voltou a ser palco de um espetáculo sem igual na F1
Holandês largou da pole position, chegou a perder a liderança, mas fez uma corrida sublime e conquistou a 3.ª vitória da temporada
Tetracampeão mundial alcançou a 45.ª pole position pela Red Bull, deixando marca de Sebastian Vettel para trás
Piloto francês, que tem um relacionamento com a portuguesa Kika Cerqueira Gomes, estar muito orgulhoso pela renovação
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham