Red Bull pede desculpa por frase sobre Antonelli: jovem italiano recebeu milhares de comentários abusivos

Primeiro Gianpiero Lambiase e depois Helmut Marko. Em causa a ultrapassagem de Lando Norris no Qatar

Piloto Antonelli alvo de comentários abusivos após GP do Qatar
A mensagem da Red Bull
Piloto Antonelli alvo de comentários abusivos após GP do Qatar
A mensagem da Red Bull
Piloto Antonelli alvo de comentários abusivos após GP do Qatar
A mensagem da Red Bull

A Red Bull emitiu esta segunda-feira um pedido de desculpas público na sequência dos comentários sobre Kimi Antonelli no decurso do Grande Prémio do Qatar, que geraram uma enorme onda de abuso tendo o jovem italiano como alvo. Em causa a ultrapassagem de Lando Norris ao piloto da Mercedes na última volta de Lusail, que na altura foi descrita por Gianpiero Lambiase, o engenheiro de Max Verstappen, como uma manobra de facilitismo de Antonelli. Uma ideia que, refira-se, pouco depois foi descrita da mesma forma por Helmut Marko, o assessor da Red Bull, algo que atirou ainda mais achas para a fogueira.

"Os comentários feitos antes do final e imediatamente depois do Grande Prémio do Qatar, a sugerir que o Kimi Antonelli deliberadamente permitiu Lando Norris ultrapassá-lo, são claramente incorretos. A repetição das imagens mostra que Antonelli perdeu momentaneamente o controlo do seu carro, deixando por causa disso o Norris passar. Lamentamos imenso que este facto tenha levado a que o Kimi fosse alvo de comentários abusivos online", podia ler-se na nota da Red Bull.

De resto, também o próprio Marko se retratou. "Olhei novamente para as imagens. Na primeira vez, o Antonelli podia ter tapado melhor o espaço [na ultrapassagem de Piastri]. Na segunda [com Norris], foi um erro de pilotagem e não foi intencional. Lamento que o Antonelli tenha sido alvo de tanto abuso online. Para clarificar: ele não deixou o Norris passar de propósito", frisou o austríaco em declarações ao F1-insider.

Nas contas da Mercedes, segundo dados divulgados ao Autosport, mais de 1.100 comentários abusivos tendo Antonelli como alvo foram deixados nas suas redes sociais, incluindo ameaças de morte, e outros 300 foram feitos nas contas da própria Mercedes.

Toto Wolff não poupou nas críticas

Claramente desagradado com o que foi dito sobre o seu piloto, Toto Wolff deixou fortes críticas a Helmut Marko. "É uma parvoíce absoluta, que me deixa absolutamente estupefacto. Estamos a lutar pelo 2.º lugar no Mundial de construtores, algo que é importante para nós. O Kimi estava a lutar por um possível terceiro lugar na corrida. Sinceramente, quão sem noção tens de ser para dizer algo assim? E irrita-me ainda mais, porque fiquei irritado pela forma como a corrida nos correu. Estou irritado pelo erro no final. E por outros erros. E depois ouvir isto deixa-me parvo", assumiu o patrão da Mercedes, que na mesma declaração deixou claro que, pouco depois, deixou tudo esclarecido com o engenheiro de Max Verstappen.

"Falei com o GP e, obviamente, ele estava com as emoções à flor da pele naquela altura, porque precisavam dessa posição para ajudar a ganhar o Mundial. Mas está tudo esclarecido com o GP. Ele disse que não viu a situação... Mas por que razão faríamos isso? Por que razão iríamos interferir com o mundial de pilotos? Disse ao GP que tinha criado uma onda de comentários negativos nas redes sociais e ele pediu desculpas".

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Premium ver exemplo
Ultimas de Fórmula 1 Notícias
Notícias Mais Vistas