SCUDERIA FERRARI (www.ferrari.it)

Nº 1 – Michael Schumacher
Data de nascimento: 03/01/1969
Idade: 32 anos
Naturalidade: Hürth
Nacionalidade: Alemão
Estreia na F1: GP Bélgica em 1991
GP disputados: 143
Pole positions: 32
Voltas mais rápidas: 41
1ª vitória: GP Bélgica em 1992
Vitórias: 44
Total de pontos: 678
Classificação em 2000: 1º (108 pontos)
Campeão do Mundo em 1994, 95 e 2000

Nº 2 – Rubens Barrichello
Data de nascimento: 23/05/1972
Idade: 28 anos
Naturalidade: São Paulo
Nacionalidade: Brasileiro
Estreia na F1: GP África do Sul em 1993
GP disputados: 130
Pole positions: 3
Voltas mais rápidas: 3
1ª vitória: GP Alemanha em 2000
Vitórias: 1
Total de pontos: 139
Classificação em 2000: 4º (62 pontos)

Presidente: Luca de Montezemolo
Director desportivo: Jean Todt
Director técnico: Ross Brawn
Engenheiro chefe: Rory Byrne
Direcção de mecânica: Paolo Martineli

Total GP: 636
Total pontos: 2479,5
Vitórias: 135
Pole positions: 137
Títulos construtores: 10
Títulos pilotos: 10

SCUDERIA FERRARI (www.ferrari.it)
SCUDERIA FERRARI (www.ferrari.it)

APÓS um ano em que fez História (21 anos depois, os transalpinos alcançaram novamente um título de pilotos, pela mão de Michael Schumacher, que assim se juntou a Jody Scheckter, Niki Lauda, John Surtees, Phil Hill, Mike Hawthorn, Juan Manuel Fangio e Alberto Ascari), o dono da Ferrari, Luca de Montezemolo, adoptou a velha máxima – "Em equipa que ganha não se mexe" – e tratou de renovar os contratos a Jean Todt, Ross Brawn e Rory Byrne. Apesar de Schumacher não querer, para já, falar de negócios, a verdade é que continua reunida a "scuderia" que registou, em 2000, um recorde de pontos na luta dos construtores (170), e um total de triunfos igual ao máximo de Nigel Mansell (os nove de "Schumi"). Partindo desta base, Montezemolo deixou o aviso à concorrência. "Queixaram-se, o ano passado, das poucas promessas que fiz, porque falava em mais um ano de transição. Pois agora vou ser bastante claro. Quero ganhar o Campeonato do Mundo, ponto final, fim da história."

O favoritismo terá de estar, forçosamente, do lado do vencedor. Até porque o piloto campeão em título continua motivado e, acima de tudo, parece estar mais maduro, como demonstraram as primeiras lágrimas vertidas aos olhos do Mundo após a vitória em Monza, onde igualou o recorde de Ayrton Senna. O relacionamento com os "tiffosi" atingiu o auge e o dueto Schumacher/Ferrari parece imbatível. Entre esta euforia, resta apenas questionar o papel de Rubens Barrichello. Será um nº 2, no carro e nas "ordens", ou terá hipóteses para reeditar vitórias, como a obtida em Hockenheim? O discurso oficial assegura, para já, que ambos estão lado a lado na partida.

Na apresentação do monolugar para este ano, Ross Brawn definiu o F2001 como o "melhor Ferrari de sempre". Sem grandes diferenças estéticas, as principais novidades dizem respeito às imposições da FIA (nova aerodinâmica das asas dianteira e traseira). O motor corresponde a uma evolução do rentável 049 do ano passado, mas continua em fase de aperfeiçoamento: por várias ocasiões, Schumacher e Barrichello foram obrigados a interromper os programas de testes...

FERRARI F2001

Características técnicas

Modelo: F 2001

Motor: 3000 cc Ferrari, tipo 050

Lubrificante: Shell

Nº cilindros: 10 em V

Potência máxima: cerca de 800 cv

Caixa de velocidades: 7 relações, semiautomática sequencial, em titânio

Travões: Discos de carbono ventilados

Tracção: Traseira

Pneus: Bridgestone

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Fórmula 1
Notícias
Notícias Mais Vistas