Nº 1 – Michael Schumacher
Data de nascimento: 03/01/1969
Idade: 32 anos
Naturalidade: Hürth
Nacionalidade: Alemão
Estreia na F1: GP Bélgica em 1991
GP disputados: 143
Pole positions: 32
Voltas mais rápidas: 41
1ª vitória: GP Bélgica em 1992
Vitórias: 44
Total de pontos: 678
Classificação em 2000: 1º (108 pontos)
Campeão do Mundo em 1994, 95 e 2000
Nº 2 – Rubens Barrichello
Data de nascimento: 23/05/1972
Idade: 28 anos
Naturalidade: São Paulo
Nacionalidade: Brasileiro
Estreia na F1: GP África do Sul em 1993
GP disputados: 130
Pole positions: 3
Voltas mais rápidas: 3
1ª vitória: GP Alemanha em 2000
Vitórias: 1
Total de pontos: 139
Classificação em 2000: 4º (62 pontos)
Presidente: Luca de Montezemolo
Director desportivo: Jean Todt
Director técnico: Ross Brawn
Engenheiro chefe: Rory Byrne
Direcção de mecânica: Paolo Martineli
Total GP: 636
Total pontos: 2479,5
Vitórias: 135
Pole positions: 137
Títulos construtores: 10
Títulos pilotos: 10
APÓS um ano em que fez História (21 anos depois, os transalpinos alcançaram novamente um título de pilotos, pela mão de Michael Schumacher, que assim se juntou a Jody Scheckter, Niki Lauda, John Surtees, Phil Hill, Mike Hawthorn, Juan Manuel Fangio e Alberto Ascari), o dono da Ferrari, Luca de Montezemolo, adoptou a velha máxima – "Em equipa que ganha não se mexe" – e tratou de renovar os contratos a Jean Todt, Ross Brawn e Rory Byrne. Apesar de Schumacher não querer, para já, falar de negócios, a verdade é que continua reunida a "scuderia" que registou, em 2000, um recorde de pontos na luta dos construtores (170), e um total de triunfos igual ao máximo de Nigel Mansell (os nove de "Schumi"). Partindo desta base, Montezemolo deixou o aviso à concorrência. "Queixaram-se, o ano passado, das poucas promessas que fiz, porque falava em mais um ano de transição. Pois agora vou ser bastante claro. Quero ganhar o Campeonato do Mundo, ponto final, fim da história."
O favoritismo terá de estar, forçosamente, do lado do vencedor. Até porque o piloto campeão em título continua motivado e, acima de tudo, parece estar mais maduro, como demonstraram as primeiras lágrimas vertidas aos olhos do Mundo após a vitória em Monza, onde igualou o recorde de Ayrton Senna. O relacionamento com os "tiffosi" atingiu o auge e o dueto Schumacher/Ferrari parece imbatível. Entre esta euforia, resta apenas questionar o papel de Rubens Barrichello. Será um nº 2, no carro e nas "ordens", ou terá hipóteses para reeditar vitórias, como a obtida em Hockenheim? O discurso oficial assegura, para já, que ambos estão lado a lado na partida.
Na apresentação do monolugar para este ano, Ross Brawn definiu o F2001 como o "melhor Ferrari de sempre". Sem grandes diferenças estéticas, as principais novidades dizem respeito às imposições da FIA (nova aerodinâmica das asas dianteira e traseira). O motor corresponde a uma evolução do rentável 049 do ano passado, mas continua em fase de aperfeiçoamento: por várias ocasiões, Schumacher e Barrichello foram obrigados a interromper os programas de testes...
FERRARI F2001
Características técnicas
Modelo: F 2001
Motor: 3000 cc Ferrari, tipo 050
Lubrificante: Shell
Nº cilindros: 10 em V
Potência máxima: cerca de 800 cv
Caixa de velocidades: 7 relações, semiautomática sequencial, em titânio
Travões: Discos de carbono ventilados
Tracção: Traseira
Pneus: Bridgestone
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