Em causa a entrada para a reta da meta e as poucas escapatórias
A estreia do circuito citadino de Baku no Mundial, onde hoje arrancam os treinos livres para o GP Europa, promete belas imagens entre o centro histórico e a modernidade da capital do Azerbaijão. Mas, beleza à parte, muitos pilotos levantaram questões quanto à segurança do traçado: ontem, ouviu-se um coro de críticas a um circuito em que convivem a mais longa reta da meta do Mundial (com 2,1 quilómetros....), onde os carros podem atingir os 340 quilómetros, e apertadíssimas curvas junto à zona muralhada de Baku. A margem para erro é, portanto, quase nula.
Nico Rosberg e Jenson Button, dois dos homens mais experientes do pelotão, foram as vozes do descontentamento. "Estou preocupado com as escapatórias. Há duas ou três que não me parecem nada bem", disse o alemão da Mercedes e líder do campeonato aos jornalistas. Já sobre a entrada para a extensa reta da meta, Rosberg foi bem claro: "Aquilo é um acidente à espera de acontecer."
Já o britânico da McLaren criticou aquilo que diz ser um "retrocesso" no que à segurança dos pilotos diz respeito. "Grande parte do circuito é boa, mas há pormenores que têm de ser falados", continuou Button.
Do outro lado da barricada estão pilotos como Fernando Alonso ou Sebastian Vettel. O espanhol , talvez com o peso de ser o embaixador deste GP Europa, desvalorizou as críticas dos colegas. "A FIA faz muitas simulações sobre segurança e escapatórias. Parece-nos sempre pouco, mas a verdade é que será sempre melhor que no Mónaco...".
Por seu turno, o homem da Ferrari admitiu que a entrada para a reta da meta será "um desafio" mas deixou a pergunta: "Não é por isso mesmo que estamos aqui?". Quanto às escapatórias, Vettel foi pragmático: "O meu plano é não sair de pista e, assim, não usar as escapatórias."
O custo para receber as corridas no Autódromo de Portimão deverá ficar abaixo dos 50 milhões
Autódromo Internacional do Algarve de volta ao calendário de corridas
Anúncio será feito pelo Minstro da Economia
Antigo conselheiro da Red Bull diz que os últimos anos com o ex-chefe de equipa "ficaram marcados por jogadas sujas"
Avançado apontou um dos dois golos do Toluca, que conquistou o troféu só depois de um longo desempate por penáltis
O agora ex-adjunto de José Morais vai assumir a liderança do 2.º classificado dos Emirados Árabes Unidos
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'