Verstappen conquista a pole position para o GP do Qatar em sessão de qualificação... atribulada

Pérez e Sainz eliminados na Q2, McLarens com tempos apagados e bicampeão mais perto de festejar o tri

Seguir Autor:

• Foto: Action Images

Está tudo bem encaminhado para Max Verstappen festejar o tricampeonato mundial de Fórmula 1 já este fim de semana. O piloto holandês da Red Bull conquistou esta sexta-feira a pole position para o Grande Prémio do Qatar e viu o companheiro de equipa, o mexicano Sergio Pérez, ficar de fora da Q3, com o 13.º melhor tempo da sessão de qualificação que decorreu hoje no Circuito Internacional de Lusail.

Recorde-se que Max Verstappen precisa de somar apenas três pontos este fim de semana para festejar a conquista do terceiro Campeonato do Mundo de Fórmula 1 de forma consecutiva. Caso o holandês tenha um infortúnio e não some qualquer ponto na corrida de sprint, Sergio Pérez precisa de, pelo menos, terminar a prova no 3.º lugar para manter 'viva' a luta pelo troféu de campeão mundial.

No que toca aos restantes pilotos, Lando Norris terminou a sessão com o segundo melhor tempo, contudo viu a sua volta ser apagada após ultrapassar os limites de pista. O mesmo aconteceu com o companheiro de equipa do britânico, o australiano Oscar Piastri que, depois da penalização a Norris tinha ficado com o terceiro melhor tempo da sessão. Já depois de falar na zona de entrevistas rápidas, o australiano da McLaren foi avisado que o seu tempo também havia sido apagado por exceder os limites de pista, tal como Norris. Sem qualquer volta na folha de tempos, Lando acabou por 'cair' para a última posição do top-10. Já Piastri 'caiu' para 6.º. Assim, George Russell, o mais rápido dos Mercedes, vai largar da primeira linha da grelha de partida, ao lado de Verstappen, enquanto que Lewis Hamilton (Mercedes) e Fernando Alonso (Aston Martin) partirão da segunda linha, dos 3.º e 4.º lugares, respetivamente.

A par de Pérez, Carlos Sainz foi outra das desilusões da sessão de qualificação, ao não conseguir levar o seu Ferrari à Q3. O espanhol ficou com o 12.º melhor tempo da sessão.

Com a pole position de hoje, Max Verstappen alcançou a 30.ª da carreira, um terço foi conquistado esta temporada, e iguala o ex-campeão mundial Nico Rosberg na 8.ª posição dos pilotos com mais pole positions.


QUALIFYING CLASSIFICATION

Russell joins Verstappen on the front row

Norris and Piastri both have final lap times deleted and start P10 and P6 respectively#F1 #QatarGP pic.twitter.com/XM4wXIP5LX

Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Fórmula 1
Notícias
Notícias Mais Vistas