Verstappen vence 'sprint' do GP dos EUA e aproxima-se de Piastri e Norris em sessão para esquecer para a McLaren

Os dois principais candidatos ao título mundial ficaram de fora logo na curva 1 após um incidente com Hülkenberg

Max Verstappen vence corrida de sprint do GP dos EUA
Max Verstappen vence corrida de sprint do GP dos EUA • Foto: AP

A corrida de sprint do Grande Prémio dos Estados Unidos em Fórmula 1 começou com drama logo a abrir. À chegada à primeira curva do traçado de Austin, os dois McLaren de Lando Norris e Oscar Piastri chocaram e ficaram completamente arredados da sessão, tudo isto num incidente que foi provocado por Nico Hülkenberg. O piloto da Kick Sauber, uma das revelações na qualificação de sexta-feira, vinha de uma linha trajetória e não conseguiu desviar-se do '81' do McLaren, que, por sua vez, foi embater no n.º 4 dos 'papaia'. Os dois principais candidatos ao título mnundial ficaram, assim, de fora da corrida.

Quem beneficiou de tudo isto foi Max Verstappen. O atual tetracampeão mundial, que largou da pole position e ainda sonha com a conquista do 5.º título consecutivo, fez uma prova exímia e acabou por ganhar mais 8 pontos em relação à dupla da McLaren. Assim, o piloto holandês passa a somar 281 pontos, contra os 336 de Oscar Piastri (1.º) e os 314 de Lando Norris (2.º).

George Russell (Mercedes), que tinha largado de 5.º, também beneficiou de tudo o que aconteceu à sua frente e fechou a corrida sprint com um 2.º lugar, conquistando 7 pontos. O piloto britânico entrará na corrida de domingo com 244 pontos, no 4.º lugar do Mundial de pilotos.

Já Carlos Sainz (Williams) foi a grande surpresa, terminando no último lugar do pódio (3.º). O piloto espanhol conquistou assim mais 6 pontos e deu um salto na tabela classificativa, do 12.º para o 10.º lugar, ultrapassando Fernando Alonso (12.º) e Nico Hülkenberg (11.º) - pilotos que estiveram envolvidos no incidente que marcou o início da corrida deste sábado.

Destaque ainda para os dois Ferraris, com Lewis Hamilton a terminar em 3.º e Charles Leclerc em 5.º. Já Yuki Tsunoda (Red Bull) foi o piloto que mais adversários ultrapassou: 11. O japonês largou de 18.º, depois de uma sessão de qualificação negativa, e terminou em 7.º, conquistando dois pontos, que ajudaram a Red Bull a chegar aos 300 no Mundial de construtores.

Por Sérgio Magalhães
1
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo
Ultimas de Fórmula 1
Notícias
Notícias Mais Vistas