_
O antigo piloto espanhol negacionista, que recusou ser vacinado contra a covid-19, morreu no hospital La Fe de Valencia, depois de ter contraído o coronavírus e de ter estado internado nos cuidados intensivos desde julho. Jorge Lis, que tinha 46 anos, esteve 45 dias ligado a uma máquina ECMO - para oxigenar o sangue - mas acabou por não resistir.
Antigo vice-campeão espanhol de 125cc, em 1996, Lis negava a pandemia, rejeitou a vacina mas acabou por se arrepender, já no hospital. A irmã, Elena, contou numa coluna no diário 'Levante-EMV' que o Jorge lhe enviou uma mensagem, a partir do hospital, reconhecendo que devia ter adotado outra postura e aceitado a vacinação. "Tenho medo, Elena. Já não conseguirmos parar isto. Esta semana foi uma das maiores lições da minha vida. Passar muito tempo no Twitter, etc, fez-me radicalizar a um nível extremo. Oxalá tivesse sido vacinado", escreveu o ex-piloto de moticiclismo.
Elena partilhou a mensagem do irmão com o intuito de alertar outros negacionistas. "Quem duvida da vacina que pense no que está à sua volta. O Jorge mandou esta mensagem tão íntima porque pretende ajudar os outros, para que não cometam o mesmo erro de não se vacinarem. Não quero que pareça o paradigma dos negacionistas porque ele não o era. Ele tinha as suas ideias, que não eram partilhadas em casa. E está a pagar muito caro. Não é o único negacionista valenciano. Acho que há muita gente que não está vacinada e é a esses que me dirijo, para que não lhes aconteça o mesmo, é um autêntico inferno", referiu, em declarações citadas pela Europa Press.
Por RecordMuitas mudanças que prometem animar as próximas semanas
Piloto espanhol esteve quase 100 dias afastado, após uma queda aparatosa no Grande Prémio da Indonésia
Entre peças de motos de MotoGP e Superbikes, até merchandise da marca. Nada escapou ao meliante
Enzo Badena sofreu um acidente fatal no circuito Red Sand Park de Vilafamés, três dias após o aniversário do pai
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Ex-internacional belga em entrevista à 'Gazzetta dello Sport'
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Desvendamos o mistério do famoso meme do TikTok