A queda de Miguel Oliveira não terá tido consequências ao nível físico. O piloto português da KTM deve estar em condições de correr no Algarve, a 7 de novembro, na penúltima prova do Mundial de MotoGP.
Que corrida esta em Misano. Imprópria para cardíacos, diríamos nós. Mas vamos por partes.
Francesco Bagnaia, que estava na luta pela conquista do título mundial, largou da pole position e estava determinado a garantir não só o triunfo como também a sua presença na luta pelo cetro, mas sofreu uma queda a quatro voltas do fim e Marc Márquez acabou por ganhar a corrida.
Quartararo, que saiu de um modesto 15.º lugar, foi galgando posições e nem queria acreditar quando viu o seu mais direto adversário sair da pista. O francês chegou a ser terceiro, mas acabou em quarto. Seja como for, garantiu o título, o primeiro da Yahama desde 2015.
E Miguel Oliveira? Que azar teve o português! Saiu do quinto lugar, fez um arranque fenomenal, chegou a ser segundo mas andou quase toda a corrida em quarto. Com a queda de Bagnaia teve o pódio na mão, mas sofreu uma dececionante queda e abandonou a prova.
2 voltas para o fim - Que reviravolta sofreu esta corrida! Márquez, que saiu do 7.º lugar, lidera com mais de 8 segundos de vantagem para Pol Espargaró. Praticamente a mesma vantagem que o compatriota tem relativamente ao terceiro classificado, Fabio Quartararo.
3 voltas para o fim - Marc Márquez vai lançado rumo à vitória, seguido por Pol Espargaró e Fabio Quartararo, que vai sagrar-se campeão Mundial se chegar ao fim. No quarto lugar está Enea Bastianini.
Pub
13:3724.10.2021
Queda de Miguel Oliveira
4 voltas para o fim - Queda de Miguel Oliveira, que inglório para o português, numa fase em que tinha o pódio quase garantido!
13:3624.10.2021
5 voltas para o fim - Queda de Francesco Bagnaia! Marc Márquez assume a liderança e Miguel Oliveira é terceiro! Quartararo pode ser campeão.
6 voltas para o fim - Bagnaia segue imparável na cabeça da corrida, sem ceder à pressão de Marc Márquez, que vai cometendo alguns erros, mas mantém-se estóico na luta pela vitória. Seguem-se Pol Espargaró e Miguel Oliveira, com uma vantagem de 7 segundos e meio de vantagem sobre Quartararo.
Pub
13:3324.10.2021
Ponto da situação
7 voltas para o fim - Classificação nesta altura:
1.º Bagnaia
2.º Marc Márquez
3.º Pol Espargaró
4.º Miguel Oliveira
5.º Quartararo
6.º Aleix Espargaró
7.º Alex Rins
8.º Enea Bastianini
9.º J. Zarco
13:3124.10.2021
8 voltas para o fim - Fabio Quartararo já é quinto, é o homem nas costas de Miguel Oliveira! A diferença para o português é de 8 segundos, uma 'eterninade', mas vamos ver o que acontece nas últimas voltas...
9 voltas para o fim - Conseguirá o piloto português chegar ao pódio? Espargaró está a fazer uma das suas melhores provas da época, vamos ver o que faz o português nas últimas voltas...
Pub
13:2824.10.2021
Quartararo galga posições
10 voltas para o fim - Quartararo passa Alex Rins e já é 6.º classificado. Está determinado a galgar posições o líder do Mundial... Na frente tudo na mesma, lidera Bagnaia, seguido por Marc Márquez, Pol Espargaró e Miguel Oliveira.
13:2724.10.2021
11 voltas para o fim - Marc Márquez faz de tudo para não perder o contacto com Bagnaia, que bate o recorde da pista. Já é de 4 segundos e meio a vantagem desta dupla para Pol Espargaró e Miguel Oliveira.
12 voltas para o fim - Miguel Oliveira reage bem a uma tentativa de fuga de Pol Espargaró. Seguem os dois juntinhos na luta pela última posição do pódio, com três segundos de desvantagem para Marc Márquez.
Pub
13:2324.10.2021
13 voltas para o fim - Morbidelli vai perdendo posições, é agora 9.º, depois de ser ultrapassado por Quartararo. O francês, que saiu do 15.º lugar, já é 7.º.
13:2224.10.2021
14 voltas para o fim - Miguel Oliveira perde tempo para Pol Espargaró, o espanhol fez a melhor volta, mas as posições mantêm-se. Na frente segue a luta entre Bagnaia e Marc Márquez.
15 voltas para o fim - Queda de Jorge Martin na curva 1. Aleix Espargaró é o homem que agora persegue Miguel Oliveira, o espanhol ultrapassou Franco Morbidelli e é agora 5.º classificado.
Pub
13:1924.10.2021
16 voltas para o fim - Miguel Oliveira continua de olhos postos na traseira da Honda de Pol Espargaró, o piloto português quer chegar ao pódio e há contas a ajustar entre estes dois... Na frente, Francesco Bagnaia não larga a primeira posição.
13:1724.10.2021
17 voltas para o fim - Luca Marini, que saiu do 3.º lugar, é agora 7.º; Alex Márquez sofre um problema mecânico e é obrigado a desistir. Iker Lecuona vai ao chão e também está fora.
18 voltas para o fim - Queda de Nakagami, está fora de prova o piloto japonês. Já é superior a 3 segundos a diferença de Márquez para Pol Espargaró e Miguel Oliveira.
Pub
13:1424.10.2021
19 voltas para o fim - Fabio Quartararo sobe ao 9.º lugar, está atrás de Alex Rins. Na frente Marc Márquez vai mantendo a distância para Bagnaia. O espanhol tem quase 3 segundos de vantagem para Pol Espargaró.
13:1324.10.2021
Ponto da situação
20 voltas para o fim - Classificação nesta altura:
21 voltas para o fim - Morbidelli vai perdendo o contacto com Miguel Oliveira e a luta pelo terceiro lugar segue, para já, entre o português e Pol Espargaró. Na frente, Marc Márquez comete um pequeno erro e Bagnaia adianta-se.
Pub
13:1024.10.2021
22 voltas para o fim - Fabio Quartararo sobe uma posição e é agora 11.º, atrás de Iker Lekuona. Na frente tudo na mesma, com Bagnaia e Marc Márquez a ganharem uma ligeira vantagem sobre os homens que se seguem.
13:0824.10.2021
23 voltas para o fim - Bagnaia segue no comando da prova, com Marc Márquez em segundo. Pol Espargaró é terceiro e tem Miguel Oliveira nas costas.
24 voltas para o fim - Miguel Oliveira está a rodar a bom ritmo, é um dos mais rápidos em pista. Chegará para voltar a galgar posições? Jack Miller, que era segundo, sofre uma queda e o português é agora quarto.
Pub
13:0624.10.2021
25 voltas para o fim - Queda de Joan Mir e Danilo Petrucci, que abandonam a prova. Pol Espargaró ultrapassa Miguel Oliveira e o português regressa, assim, à posição de partida. Franco Morbidelli é o sexto classificado.
13:0324.10.2021
26 voltas para o fim - Miguel Oliveira segue em quarto, com Pol Espargaró nas costas. O espanhol está determinado a passar pelo português... Fábio Quartararo, o líder do Mundial que saiu em 15.º, é agora 12.º.
1.ª de 27 voltas - Grande arranque de Miguel Oliveira, que passa para segundo! Depois é ultrapassado por Jack Miller ainda no primeiro setor e cai para terceiro. Marc Márquez passa o português e o piloto de Almada é agora quarto!
Pub
13:0024.10.2021
Começa a corrida!
Os pilotos saem para o GP San Marino, são 27 voltas à pista em Misano!
12:5924.10.2021
Os pilotos saem para a volta de aquecimento
Os pilotos saem para a volta de aquecimento; Brad Binder sai do pit lane e depois vai largar da última posição, atrás de Valentino Rossi.
Jorge Viegas acredita num bom resultado de Miguel Oliveira
"A performance do Miguel hoje vai levar muitos portugueses a apoiarem-no em Portimão", disse Jorge Viegas, o presidente da Federação Internacional de Motociclismo, à SportTV, mostrando-se confiante num bom resultado do piloto da KTM.
Dennis Foggia impõe-se no Moto3 e mantém-se na luta pelo título
O italiano Dennis Foggia (Honda), segundo classificado no Mundial, ganhou a corrida de Moto3 e manteve acesa a corrida pelo título da categoria. Este foi o seu 6.º pódio consecutivo.
No warm up desta manhã Miguel Oliveira registou o 13.º tempo. O japonês Takaaki Nakagami (Honda) foi o mais rápido.
Pub
10:1324.10.2021
A pista
A pista tem 4,2 km, 6 curvas para a esquerda e 10 para a direita. Os pilotos do MotoGP vão dar 27 voltas, num total de 114,1 km. O recorde da pista é de 1.32,242 minutos, e foi alcançado por Enea Bastianini.
10:1124.10.2021
Grelha de partida do MotoGP
Miguel Oliveira vai largar da 5.ª posição, depois de ter feito em Misano uma das melhores qualificações do ano. A linha da frente está entregue a três Ducatis, com Bagnaia uma vez mais na pole postion.
O francês Fabio Quartararo (Yamaha) pode sagrar-se hoje campeão mundial de MotoGP pela primeira vez caso vença em San Marino. Após 15 corridas, o piloto natural de Nice, de 22 anos, conta 254 pontos, mais 52 do que o italiano Francesco Bagnaia (Ducati), o único que ainda pode lutar pela sucessão do espanhol Joan Mir (Suzuki). Mas a qualificação não lhe correu bem, uma vez que vai sair do 15.º lugar...
Mesmo que não vença, Quartararo, vencedor de cinco das corridas do ano, pode ainda festejar se perder dois pontos ou menos para 'Pecco' Bagnaia, quando ficam a faltar apenas duas rondas para o final do campeonato (Algarve e Valência), o que equivale a 50 pontos (25 por vitória).
Quartararo, que lidera o campeonato desde a quinta prova, disputada em França, ainda não somou qualquer título nas várias categorias do Mundial de motociclismo de velocidade, ao contrário de Bagnaia, que, em 2017, bateu o português Miguel Oliveira (KTM) na batalha pelo título de Moto2.
Esta é a terceira época do piloto da Yamaha na categoria rainha, a primeira na equipa de fábrica - na qual substituiu o italiano Valentino Rossi -, contando pontos em todas as provas e 10 presenças no pódio.
Além dos cinco triunfos, entre os quais na primeira passagem por Portimão, em abril, Quartararo conquistou ainda dois segundos lugares e três terceiros.
Com 75 pontos ainda em disputa, o piloto de Nice tem de sair de San Marino com uma vantagem de pelo menos 50 pontos face a Bagnaia para dar à Yamaha o primeiro título de pilotos desde a conquista do espanhol Jorge Lorenzo em 2015. Para isso, há 14 cenários possíveis.
Quartararo arrebata o título com a vitória, mas também com o segundo lugar, desde que Bagnaia não vença, e até com o quinto, se o italiano não for ao pódio.
O cetro pode ainda ficar já entregue a Quartararo se não pontuar em San Marino, desde que Bagnaia não conquiste três pontos, ou seja, que fique abaixo do 13.º lugar.
Instagram
Pub
10:0524.10.2021
Antepenúltima prova do campeonato
Bom dia, seja bem-vindo ao direto da corrida de MotoGP do Grande Prémio de San Marino, a antepenúltima prova do Mundial de velocidade, que vai contar com a participação de Miguel Oliveira. A corrida está agendada para as 13h00.