Português parte da 7.ª posição da grelha e aponta aos lugares cimeiros
Que manhã de emoções fortes! O dia (tarde já na Indonésia) começou com chuva forte e trovões em Mandalika, que até colocaram em risco a realização da prova, mas o mau tempo decidiu dar tréguas (com uma ajudinha de um ritual 'antichuva') e permitiu-nos viver mais um momento histórico para o desporto nacional.
Miguel Oliveira saiu de 7.º, mas rapidamente saltou para o topo e não mais largou a ponta. Comandou praticamente toda a corrida, deixando Fabio Quartararo em segundo e Johann Zarco em terceiro. Foi um verdadeiro recital em piso molhado do piloto de Almada, que assim consegue a sua quarta vitória na categoria rainha.
Vem aí, pela quarta vez no MotoGP, o hino nacional na categoria mais alta...
"Emocionalmente foi uma montanha russa. A arranque foi perfeito, mas no molhado é difícil de julgar o estado da pista. Segui o Jack por algum tempo, mas percebi que podia que ir mais rápido. Ultrapassei-o, dei o máximo e construí uma vantagem. Não foi fácil. Os últimos meses foram difíceis para mim, por isso voltar assim, com esta vitória... Prometi à minha filha que lhe levaria um troféu aqui da Indonésia. Aqui tens, filha. Quero dedicar também o pódio a funcionário onde estou. Tem-me apoiado, tem sido muito simpático, e como prometido dedico-lhe a vitória. Agora vamos para a Argentina, vamos manter o nível, mas por agora estou feliz por estar no pódio", disse o vencedor.
"Não esperava para ser sincero. No warm up senti que tínhamos algo extra do que o normal. Quando a pista está molhada tenho sempre potencial, mas fiz melhor do que esperava. Vi uma oportunidade e ataquei. São pontos super importantes. Primeiro pódio no molhado, estou muito feliz. Obrigado aos adeptos por terem esperado."
"Tenho de estar feliz. É um pódio no MotoGP, é sempre bom. Mas demorei um poucod e tempo a entender a tração. Eles [Oliveira e Miller] puxaram muito logo no início. Aumentei o ritmo, mas depois não chegou. Perdi muito tempo nas lutas com Miller. Com a pista livre conseguia puxar na frente, mas foi tarde.
AWESOME from @_moliveira88!
A wet weather Mandalika masterclass from Miguel! #IndonesianGP pic.twitter.com/FjkgSJNUmm
20/20 - Vitória para Miguel Oliveira! Que recital do piloto da KTM à chuva. Incrível! É a quarta vitória de Miguel Oliveira no MotoGP, depois da Estíria, Portugal e Catalunha.
19/20 - Miguel Oliveira entra na última volta com 2,8 segundos de avanço para Fabio Quartararo. Vamos, Falcão!
18/20 - Fabio Quartararo tenta aproximar-se de Miguel Oliveira e reduz para 3,2 segundos a distância.
17/20 - Nova passagem na meta, com Miguel Oliveira a comandar agora com menos de 4 segundos. O português pode gerir esta diferença nas 3 voltas finais, mas Quartararo está a voar lá atrás...
16/20 - Fabio Quartararo rouba a segunda posição a Jack Miller e temos novo vice-líder, agora a 4,6 segundos de Miguel Oliveira. Prevê-se luta até final também com Zarco pelo 2.º e 3.º postos.
15/20 - Jack Miller e Johann Zarco discutem o segundo lugar e Miguel Oliveira... abre para quase 5 segundos! E aparece Fabio Quartararo na luta... para roubar o terceiro posto a Zarco.
14/20 - Tudo igual na frente, com Miguel Oliveira a gerir diferenças - cerca de 4 segundos. Com seis voltas pela frente o melhor agora é não arriscar, até porque as condições não estão propícias a grandes riscos.
13/20 - Miguel Oliveira mantém a diferença nos 4 segundos, quando lá para trás Jack Miller é pressionado por Johann Zarco.
12/20 - São agora 4 segundos de avanço de Miguel Oliveira para Miller. Está a fazer uma corrida praticamente perfeita o piloto português da KTM.
11/21 - Miguel Oliveira continua a fugir na ponta. São agora 3,6 segundos de avanço para Jack Miller, que agora tem Johann Zarco logo ali atrás.
10/20 - Se apenas acordou ou se ligou agora... Miguel Oliveira lidera o Grande Prémio da Indonésia com quase 3 segundos para Jack Miller. O terceiro colocado é Alex Rins, à frente de Zarco e Quartararo.
9/20 - Miguel Oliveira fixa uma nova volta mais rápida em 1:39.557 minutos e destaca-se ainda mais na frente. Estamos quase a chegar a meio da corrida em Mandalika...
8/20 - Miguel Oliveira aumenta para 1,5 segundos a diferença para Jack Miller.
O espanhol perdeu o controlo da sua Ducati e no final da reta vai ao solo. É o fim da corrida dojovem da Pramac, que é o segundo desistente, depois de Andrea Dovizioso ter visto a sua Yamaha 'apagar-se'.
The disastrous start to 2022 continues for @88jorgemartin!
Absolutely nothing he could do! #IndonesianGP pic.twitter.com/17cNOgnqh7
7/20 - Miguel Oliveira passa na reta da meta com um segundo de avanço para Jack Miller, que por sua vez tem dois segundos de avanço para Alex Rins. Seguem-se Johann Zarco, Fabio Quartararo e Joan Mir.
There's the move from @_moliveira88! #IndonesianGP pic.twitter.com/L7SmTiMGm6
6/20 - Miguel Oliveira abriu na frente e já comanda com quase um segundo para Jack Miller. O piloto da KTM forçou o andamento e o australiano ficou claramente para trás.
5/20 - Miguel Oliveira ataca a liderança de Jack Miller e o australiano não consegue reagir. Temos o português na ponta!
LIGHTS OUT! @FabioQ20 launches into the lead! #IndonesianGP pic.twitter.com/BkbcMiPqRW
4/20 - Miguel Oliveira segue coladíssimo a Jack Miller, mas por agora a liderança ainda é do australiano. Cá para trás é agora Alex Rins o terceiro, a 2,2 segundos.
Across the stripe and @_moliveira88 leads!
Look at the big movers on the timing tower! #IndonesianGP pic.twitter.com/MK4VbNZa4H
3/20 - Jack Miller e Miguel Oliveira fogem ligeiramente na frente e Fabio Quartararo já está a dois segundos do duo da frente. Vamos ter uma luta a dois? Ainda falta muito, mas as perspetivas iniciais confirmam-se, Miller e Oliveira são craques à chuva!
2/20 - Jack Miller assumiu a liderança numa zona intermédia do traçado e consegue por lá manter-se até final da volta. O australiano lidera um trio composto por Miguel Oliveira e Fabio Quartararo.
1/20 - Passamos pela primeira vez na linha de meta, com Miguel Oliveira a assumir a liderança na reta! Jack Miller é terceiro.
1/20 - Miguel Oliveira arranca muito bem e salta de 7.º para 2.º. Fantástico arranque do Falcão!
Os pilotos estão alinhados na grelha e o cenário aponta mesmo para a realização de prova. Serão 20 voltas ao traçado de Mandalika...
Uma hora exata depois da hora prevista, aí estão os pilotos na pista de Mandalika. Vamos ver como corre esta volta de formação...
A chuva decidiu acalmar e temos nova perspetiva de prova. O pit lane abre às 16 horas (8h de Lisboa) e a corrida está previsto arrancar pelas 16h15 (8h15 de Lisboa). Vamos ver...
UPDATE
Pit lane will not open before 16:00 LT
AND this guy has serious moves! #IndonesianGP pic.twitter.com/TcSTAICtdu
A corrida deveria ter-se iniciado pelas 7 horas portuguesas, mas a intensa chuva não dá tréguas e, por agora, está tudo atrasado. É possível que a prova seja adiada para segunda-feira ou então mesmo cancelada. Uma decisão deverá ser tomada dentro de alguns minutos. Fique por aí!
A hora de abertura do pit lane é novamente atrasada, agora por 15 minutos. A nova hora é: 16 horas locais (8 de Lisboa).
A dança antichuva não parece ter resultado. A chuva continua a cair forte e a maioria dos pilotos já tirou os seus fatos. O Safety Car volta à pista para testar as condições. É provável que esta volta dite a decisão final.
And the apprentice!
(see previous tweet) #IndonesianGP pic.twitter.com/zqGxEt57AQ
É feita uma espécie de dança da chuva (neste caso com intenção inversa...) na reta da meta. Confessamos não estar muito por dentro destas tradições e rituais indonésios, mas se resultar...
O pit lane não abrirá antes das 15.45 locais (7.45 portuguesas). Será dado um novo 'update' dentro de 25 minutos.
Um momento incrível e assustador: um raio acaba de cair em cima do traçado.
O jornalista Simon Patterson apresenta as contas dos gastos com o transporte do material para a Argentina e os valores... assustam. Serão 11,5 milhões de euros para mudar todo o paddock da Indonésia para Termas de Rio Hondo. Um valor que corresponde a 29€ por quilo, quando entre Austin e Portimão, por exemplo, é de 'apenas' 5€ por quilo.
Just saw the freight rates teams are paying for the next leg of the flyaways Doha to Lombok is €8/kg and Austin to Portimao is €5/kg, but Lombok to Termas is €29/kg!! For our 400 tons of freight, that's about €11.5 million in cargo costs alone!
Franco Morbidelli já despiu o seu fato de competição. É um sinal de que o cenário para haver prova está complicado...
The @suzukimotogp rubber duck is back! #IndonesianGP pic.twitter.com/AuCexWaEsM
A chuva começa a pouco a pouco a ficar menos intensa e poderá em breve ser definida uma nova hora de arranque. O jornal 'AS' adianta que em cima da mesa pode estar o adiamento para segunda ou terça-feira.
Ouvem-se trovões nas imediações do circuito e a chuva teima em não parar. O cenário continua a não estar favorável à realização da prova. Veremos qual a decisão da Direção de Corrida. A haver prova, refira-se, Miguel Oliveira será um dos pilotos que mais sairá beneficiado, já que é conhecida a sua superior capacidade para brilhar à chuva. Veremos...
After a wild day of qualifying the stage is set
With a late penalty for @FrankyMorbido12, this is how the riders will line up tomorrow for the first #IndonesianGP in 25 years #MotoGP pic.twitter.com/eZtZToYjZ6
Volta à pista para testar as condições e a julgar pelas imagens... isto vai ser bastante complicado! Há ainda imensa água na pista.
Antes de irmos à prova da categoria principal - se a meteorologia o permitir -, um olhar às duas provas que já foram disputadas. Nas Moto3 o triunfo foi para o italiano Dennis Foggia, à frente de Izan Guevara (a 2,612 segundos) e de Carlos Tatay (a 3,639).
Quanto às Moto2, o triunfo foi histórico para o tailandês Somkiat Chantra, que numa Kalex conseguiu a primeira vitória de sempre do seu país no campeonato. Acabou à frente de Celestino Vietti (a 3.23 segundos) e de Aron Canet (a 4,366),
"A qualificação foi boa. Demos um passo em frente, que era o nosso objetivo. A terceira linha da grelha é um bom lugar para começar a corrida e ainda fazer um bom resultado. Fizemos um bom trabalho até agora e estou confiante que podemos ficar bastante bem classificados no final da corrida", disse o 88 da KTM, que na Indonésia encontrará um circuito que lhe desperta curiosidade.
"Estou curioso para ver como vai ser. Vamos todos ter a experiência de fazer pela primeira vez 27 voltas neste circuito. Estou focado em fazer um bom arranque e, depois, ver onde nos podemos colocar durante a corrida".
O pit lane vai abrir às 6h55 e a corrida tem hora reagendada para as 7h10.
Marc Márquez não vai disputar a corrida deste domingo. Na sequência da queda no warm up, o piloto foi observado pelos médicos do campeonato, que o declaram não-apto para disputar a prova.
A meteorologia decidiu tramar os planos da DORNA e o arranque da prova está atrasado.
RACE START DELAYED #IndonesianGP pic.twitter.com/KdYf4X57jK
Bom dia! Sejam bem-vindos a mais um direto de acompanhamento de uma corrida de Miguel Oliveira no Mundial de MotoGP!
Depois de um arranque em falso no Qatar, ao desistir na ronda de abertura do Mundial de MotoGP, Miguel Oliveira procura este domingo os primeiros pontos da temporada, num Grande Prémio da Indonésia para o qual partirá do 7.º lugar da grelha. Uma posição de partida que abre boas perspetivas para a corrida, que contará com Fabio Quartararo na pole position. Tudo para seguir a partir das 7 horas, aqui no site de Record.
Português admitiu ter vários construtores interessados nos seus serviços
Marco Bezzecchi deu luta ao espanhol mas não conseguiu roubar-lhe a liderança
O piloto português terminou a corrida de sprint no 16.º lugar, depois de ter perdido três lugares no arranque
Marc Márquez sofreu uma queda e não terminou
Vitinha entre os principais candidatos ao troféu, numa lista onde surgem ainda João Neves e Nuno Mendes; época no Sporting valeu a Gyökeres um lugar no Théâtre du Châtelet, em Paris
Lateral Stefan Lainer aborda momento atual da equipa, que vem de um empate e duas derrotas
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele